Qual é a música mais tocada de todos os tempos?

18 de junho de 2020

Em 2014, a revista “Time” conseguiu responder uma pergunta que parecia ser irrespondível. Qual é a música mais tocada de todos os tempos? O mais curioso da história é que essa música não foi gravada por nenhum astro da música. Nem chegou mesmo a alcançar as paradas de sucesso.  Mesmo assim, a reportagem chegou à impressionante marca de 50 milhões de reproduções em seus 50 anos de vida (hoje esse número já ultrapassou os 56 milhões).

Richard e Robert Sherman com Walt Disney

“It’s a Small World” foi composta pelos irmãos Richard (1928-) e Robert Sherman (1925-2012), filhos do famoso compositor Al Sherman e compositores da equipe da Disney, responsável pela execução de atrações para pavilhões da Feira Mundial de Nova York 1964/1965. Em 22 de abril de 1964, quando a Feira Mundial foi aberta em Flushing Meadows, Queens, a Disney apresentou uma réplica realista e mecanizada do presidente Abraham Lincoln (ele se levantava e falava com o público), dinossauros que interagiam com o novo Ford Mustang e uma apresentação da General Electric sobre o progresso tecnológico dos Estados Unidos.

 

 

350 bonecos cantam a repetitiva mensagem de paz

 

Só que a atração mais festejada foi o pavilhão da Disney em homenagem ao UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e às crianças do mundo, patrocinado pela Pepsi. Criado pela designer e animadora Mary Blair (1911-1978), a artista favorita de Walt Disney, o “pequeno mundo” levava os passageiros em um passeio de barco de 11 minutos por uma série de salões, que representavam diversas partes do mundo, enquanto 350 bonecos mecânicos cantavam a mensagem de paz, composta pelos irmãos Sherman, exaustivas vezes. Depois de duas temporadas, cada uma de seis meses, em Nova York, o brinquedo foi instalado na Disneylândia, na Califórnia, e inaugurado em 28 de maio de 1966. Quando a empresa abriu novos parques – Disney World, da Flórida, em 1971; Tokyo Disneyland em 1983; Paris em 1992; e Hong Kong em 2008 –  o “It’s a Small World” foi replicado e acabou virando símbolo dos parques. Só a Shangai Disneyland, inaugurada em 2016, não conta com a atração. Mas a música está presente em pequenos shows dentro do parque.

 

Como a “Time” chegou a esse número

 

Para chegar a esse veredito, a “Time” seguiu uma dica deixada por Nigel Harrison em seu livro “Songwriters: A Biographical Dictionary with Discography”, de 1998, que afirmava que “It’s a Small World” seria “a composição mais tocada no mundo” Coube à “Time” fazer as contas.  O passeio “It’s a Small World” é uma atração de cinco parques da Disney. Deixando de lado alguns dias do ano em que os parques estão fechados e adicionando os 12 meses em que o passeio foi em Nova York, a conta da “Time” chegou a 148 anos (lembre: a música existe desde 1964 e são cinco parques). Ao multiplicar 365 dias por ano, a revista chegou a 54.020 dias. De acordo com um informativo da própria Disney, “durante um dia de funcionamento de 16 horas nos parques, a música ‘It’s a Small World” é tocada, em média, 1.200 vezes”. Isso daria um total de 64.820.000 vezes ao longo do tempo. Ah, mas muitos dos parques não abrem 16 horas por dia, principalmente no inverno. A média aproximada do ano é de cerca de 12 horas. Então, a “Time” refez o cálculo e pegou três quartos do total de 64 milhões. Obteve o (“muito conservador”) número de 48.618.000 vezes em que a música foi tocada. Aí foi sói arredondar para “quase 50 milhões”. A título de comparação, “Yesterday”, dos Beatles, foi executada 7 milhões de vezes nos Estados Unidos, segundo a “Time”. Há uma discussão se “Happy Birthday to You” (Parabéns a Você), das irmãs americanas Patty e Mildred Hill, não teria sido executada mais vezes. A revista diz que as execuções do tema festivo não são, em geral, em público e, portanto, não foram contabilizadas.

 

“Pequeno Mundo”: a versão de Moacyr e Guto Franco em 1966

 

Os irmãos Sherman são os compositores que assinam o maior número de canções da história da indústria cinematográfica. Muitas foram feitas para filmes da Disney. São deles trilhas para filmes como “Mary Poppins” (ganharam o Oscar de melhor canção original e melhor trilha original em 1965), “Mogli: o Menino Lobo”, “O Calhambeque Mágico”, “Aristogatas”, “O Sapatinho e a Rosa: a história de Cinderela”. O que se conta é que, por serem funcionários da Disney, os dois não tiveram direitos aos royalties da recordista “It’s a Small World”.

 

No Brasil, a música ganhou uma versão em 1966. Ela recebeu o nome de “Pequeno Mundo” e foi escrita por Rogério Cardoso (1937-2003), que teve também uma longa experiência como ator. Seu último trabalho foi como “Seu Flor” em “A Grande Família”. O primeiro intérprete da canção foi Moacyr Franco, que fez parceria com seu filho Guto, então com 7 anos. O refrão da música diz: “Há um mundo bem melhor/Todo feito pra vocês/Há um mundo pequenino/Que a ternura fez”.

 

Guto e Moacyr Franco

Moacyr Franco contou algumas curiosidades da canção no programa “Você é Curioso?” (20/06/2020). Ouça o áudio:

 

Últimas Curiosidades

Artigos Relacionados

Sucessos musicais com uma coisa e uma cor

Sucessos musicais com uma coisa e uma cor

Parece que uma das receitas para o sucesso de uma música é colocar no título uma coisa e uma cor. Foi o que fez o maranhense Manoel Gomes, que viralizou na internet com a sua Caneta Azul. Foram 10 milhões de views em apenas duas semanas.     Quando eu digo...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *