Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Qual é a música mais tocada de todos os tempos?

18 de junho de 2020

Em 2014, a revista “Time” conseguiu responder uma pergunta que parecia ser irrespondível. Qual é a música mais tocada de todos os tempos? O mais curioso da história é que essa música não foi gravada por nenhum astro da música. Nem chegou mesmo a alcançar as paradas de sucesso.  Mesmo assim, a reportagem chegou à impressionante marca de 50 milhões de reproduções em seus 50 anos de vida (hoje esse número já ultrapassou os 56 milhões).

Richard e Robert Sherman com Walt Disney

“It’s a Small World” foi composta pelos irmãos Richard (1928-) e Robert Sherman (1925-2012), filhos do famoso compositor Al Sherman e compositores da equipe da Disney, responsável pela execução de atrações para pavilhões da Feira Mundial de Nova York 1964/1965. Em 22 de abril de 1964, quando a Feira Mundial foi aberta em Flushing Meadows, Queens, a Disney apresentou uma réplica realista e mecanizada do presidente Abraham Lincoln (ele se levantava e falava com o público), dinossauros que interagiam com o novo Ford Mustang e uma apresentação da General Electric sobre o progresso tecnológico dos Estados Unidos.

 

 

350 bonecos cantam a repetitiva mensagem de paz

 

Só que a atração mais festejada foi o pavilhão da Disney em homenagem ao UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e às crianças do mundo, patrocinado pela Pepsi. Criado pela designer e animadora Mary Blair (1911-1978), a artista favorita de Walt Disney, o “pequeno mundo” levava os passageiros em um passeio de barco de 11 minutos por uma série de salões, que representavam diversas partes do mundo, enquanto 350 bonecos mecânicos cantavam a mensagem de paz, composta pelos irmãos Sherman, exaustivas vezes. Depois de duas temporadas, cada uma de seis meses, em Nova York, o brinquedo foi instalado na Disneylândia, na Califórnia, e inaugurado em 28 de maio de 1966. Quando a empresa abriu novos parques – Disney World, da Flórida, em 1971; Tokyo Disneyland em 1983; Paris em 1992; e Hong Kong em 2008 –  o “It’s a Small World” foi replicado e acabou virando símbolo dos parques. Só a Shangai Disneyland, inaugurada em 2016, não conta com a atração. Mas a música está presente em pequenos shows dentro do parque.

 

Como a “Time” chegou a esse número

 

Para chegar a esse veredito, a “Time” seguiu uma dica deixada por Nigel Harrison em seu livro “Songwriters: A Biographical Dictionary with Discography”, de 1998, que afirmava que “It’s a Small World” seria “a composição mais tocada no mundo” Coube à “Time” fazer as contas.  O passeio “It’s a Small World” é uma atração de cinco parques da Disney. Deixando de lado alguns dias do ano em que os parques estão fechados e adicionando os 12 meses em que o passeio foi em Nova York, a conta da “Time” chegou a 148 anos (lembre: a música existe desde 1964 e são cinco parques). Ao multiplicar 365 dias por ano, a revista chegou a 54.020 dias. De acordo com um informativo da própria Disney, “durante um dia de funcionamento de 16 horas nos parques, a música ‘It’s a Small World” é tocada, em média, 1.200 vezes”. Isso daria um total de 64.820.000 vezes ao longo do tempo. Ah, mas muitos dos parques não abrem 16 horas por dia, principalmente no inverno. A média aproximada do ano é de cerca de 12 horas. Então, a “Time” refez o cálculo e pegou três quartos do total de 64 milhões. Obteve o (“muito conservador”) número de 48.618.000 vezes em que a música foi tocada. Aí foi sói arredondar para “quase 50 milhões”. A título de comparação, “Yesterday”, dos Beatles, foi executada 7 milhões de vezes nos Estados Unidos, segundo a “Time”. Há uma discussão se “Happy Birthday to You” (Parabéns a Você), das irmãs americanas Patty e Mildred Hill, não teria sido executada mais vezes. A revista diz que as execuções do tema festivo não são, em geral, em público e, portanto, não foram contabilizadas.

 

“Pequeno Mundo”: a versão de Moacyr e Guto Franco em 1966

 

Os irmãos Sherman são os compositores que assinam o maior número de canções da história da indústria cinematográfica. Muitas foram feitas para filmes da Disney. São deles trilhas para filmes como “Mary Poppins” (ganharam o Oscar de melhor canção original e melhor trilha original em 1965), “Mogli: o Menino Lobo”, “O Calhambeque Mágico”, “Aristogatas”, “O Sapatinho e a Rosa: a história de Cinderela”. O que se conta é que, por serem funcionários da Disney, os dois não tiveram direitos aos royalties da recordista “It’s a Small World”.

 

No Brasil, a música ganhou uma versão em 1966. Ela recebeu o nome de “Pequeno Mundo” e foi escrita por Rogério Cardoso (1937-2003), que teve também uma longa experiência como ator. Seu último trabalho foi como “Seu Flor” em “A Grande Família”. O primeiro intérprete da canção foi Moacyr Franco, que fez parceria com seu filho Guto, então com 7 anos. O refrão da música diz: “Há um mundo bem melhor/Todo feito pra vocês/Há um mundo pequenino/Que a ternura fez”.

 

Guto e Moacyr Franco

Moacyr Franco contou algumas curiosidades da canção no programa “Você é Curioso?” (20/06/2020). Ouça o áudio:

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Orquestra de escola dinamarquesa faz concerto para vacas

Vestidos com se estivessem indo mesmo para um concerto num grande teatro, os músicos pegam seus instrumentos todas as semanas e, sentados em bancos de feno, tocam lindas músicas clássicas para um rebanho de vacas. Os recitais são organizados pela Escola Escandinava de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This