BASQUETE

O Brasil foi o primeiro país da América Latina a receber o basquete, em 1896.

O jogador Shaquille O’Neal processou uma fábrica de carros por encomendar e  não receber a sua Mercedes especial, incrementada com um som de 10 mil dólares, suas iniciais na frente do carro e um “compartimento secreto”, que só ele seria capaz de abrir.

Em um jogo contra o Suns, em 1993, ao enterrar a bola, o jogador, na época com o Orlando Magic, se pendurou no aro por meio segundo. Foi o suficiente para que o aro e a tabela fossem com ele. A barra que segurava a tabela também não agüentou e se curvou lentamente até o chão. A história de repetiu quando o Magic estava jogando contra o New Jersey Nets. Depois de fazer a cesta, Shaq viu toda a estrutura da tabela indo para cima dele. O relógio de 24 segundos, que estava preso sobre a tabela, também caiu e o jogador quase foi atingido.

O ala Milton Setrini, mais conhecido como Carioquinha, nasceu em São Paulo.

Nos primeiros anos do basquete profissional, os jogadores não passavam dos 1,80m.

Antes de se tornar um dos maiores jogadores da história da NBA, o esporte favorito de Charles Barkley era comer pizza. O pessoal da pizzaria já estava tão acostumado que, toda noite, Barkley ligava para dizer apenas : “Aqui é o Charles” para receber duas pizzas logo em seguida. Não é à toa que alguns de seus apelidos eram “Toneladas de Divertimento”, “Mundo da Comida”, “Balão da Goodyear”, “Caminhão de Pão”, “Torre de Pizza” e “Redondo do Rebote”.