Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre 15 bandas de rock

24 de abril de 2019

Def Leppard
Rick Allen, o baterista da banda, perdeu o braço em um acidente de carro nos anos 80. Mas isso não o fez desistir de tocar. A banda continuou com a mesma formação, e Rick aprendeu a comandar a bateria usando os pés, uma das mãos e algumas batidas programadas.

Nirvana
“Smells Like Teen Spirit”, nome do maior hit do Nirvana, é uma referência a… uma marca de desodorantes!

Guns n’ Roses
O hit “Sweet Child o’ Mine” é dedicada a Erin Everly, cujo casamento com Axl Rose durou apenas um mês. A música de rock preferida do guitarrista Slash não é do Guns, mas do Aerosmith: “Nobody’s Fault”. O nome verdadeiro de Slash é Saul Hudson; o de Axl Rose é William Bailey. A banda gravou a música “Patience” com os músicos totalmente bêbabos. No dia seguinte, tiveram que regravar uma parte em que dava para ouvir Axl Rose gorfando.

Leia também: 20 fatos marcantes da história do rock

Black Sabbath
O guitarrista Tony Iommi perdeu parte de dois dedos em um acidente. A banda só não chegou ao fim porque Iommi deu um jeito de continuar tocando com a ajuda de algumas estratégias: usar um acessório para deixar os dedos mais longos e afinar a guitarra três tons mais grave do que o usual, deixando assim as cordas mais soltas e macias. A primeira música que Iommi compôs com esse novo estilo foi “Iron Man”, um dos grandes hits da história da banda.

Pink Floyd
A música “Shine On You Crazy Diamond” – assim como muitas outras do Pink Floyd com a temática loucura – é inpirada no primeiro guitarrista-líder da banda, Syd Barret. O músico enfrentava dificuldades de concentração devido às crises de esquizofrenia e ao consumo regular de LSD. A banda então chamou David Gilmour, que havia ensinado Syd Barret a tocar guitarra na escola, para subir ao palco junto de Syd e encobrir seus erros ao longo das apresentações. Aos poucos, Syd acabou se afastando da banda e Gilmour foi naturalmente ocupando seu lugar. Antes de se chamar Pink Floyd, a banda se chamava Sigma 6. A formação original tinha Roger Waters no baixo, Nick Mason na bateria, Richard Wright nos teclados, Bob Close na guitarra e Syd Barret na guitarra-líder. Foi Syd que sugeriu a mudança do nome para Pink Floyd Sound – uma homenagem aos músicos do blues Pink Anderson e Floyd Council.

Leia também: 10 encrenqueiros do rock

Lynyrd Skynyrd
O vocalista Ronnie Van Zant está enterrado com uma camiseta do Neil Young – a mesma que ele usa na capa do último CD que gravou com a banda. A admiração entre os dois músicos costumava ser mútua: Neil Young costumava dizer que preferia tocar “Sweet Home Alabama”, hit do Lynyrd Skynyrd, do que sua “Southern Man”. O nome da banda foi inspirado em um professor da escola dos músicos, que se chamava Leonard Skinner e costumava suspender os alunos de cabelos compridos.

Deep Purple
A música “Smoke On The Water” foi composta por Franz Zappa depois de um show da banda no festival de Montreux, na Suíça, em 1971. Na ocasião, alguém acendeu um sinalizador, que caiu no chão feito de bambu e o incendiou.

Leia também: Curiosidades sobre 15 bandas de rock nacional

The Who
Uma vez, durante uma apresentação no começo da carreira da banda, Pete Townshed sem querer atingiu o teto da casa de shows com o braço da guitarra, provocando um som que levantou a plateia. Ao tentar repetir o bem-sucedido barulho, Pete acabou quebrando o braço da guitarra. Para quebrar o constrangedor silêncio do público, o guitarrista acabou destruindo o instrumento no palco – a performance foi um sucesso e, no show seguinte da banda, havia o dobro de pessoas na plateia.

The Sex Pistols
A banda foi barrada tantas vezes por causa de seu nome no início de carreira que decidiu se apresentar sob o codinome SPOT (sigla para “Sex Pistols On Tour”). O agente da banda, Malcolm McLaren, costumava sugerir palavras-chave para servir de tema para as novas composições do grupo. Uma delas foi “submission” (submissão). Para tirar sarro, o Sex Pistols compôs uma música sobre uma missão submarina (“sub-mission”). O dinheiro usado para comprar a heroína que causou a morte do baixista Sid Vicious foi dado a ele pela própria mãe, que pensava que ele usava apenas cocaína.

Leia também: Qual é a origem do Dia Mundial do Rock?

Metallica
O vocalista James Hetfield começou a compor o hit “Nothing Else Matters” enquanto falava no telefone e, com a outra mão, segurava a guitarra. Ao esbarrar nas cordas, saiu um som que não poderia ser desperdiçado. Ele desligou o telefone e começou a trabalhar na música.

Queen
No videoclipe de “The Great Pretender”, uma das mulheres que cantam com Freddie Mercury é, na verdade, o baterista Roger Taylor fantasiado.

Rolling Stones
Aos 47 anos, o baixista Bill Wyman começou um relacionamento com Mandy Smith, que tinha apenas 13 anos. O polêmico namoro tinha o aval da mãe da menina. Seis anos depois, eles se casaram, mas a relação só durou um ano. Mais tarde, o filho de Bill, Stephen Wyman, se casou com a mãe de Mandy; ele tinha 30 anos e ela, 46. Isso fez de Stephen o padrasto de sua ex-madrasta.

The Doors
Jim Morrison sugeriu o nome The Doors para sua banda baseado no livro The Doors of Perception, de Aldous Huxley, que exalta o uso de drogas alucinógenas.

AC/DC
O nome da banda foi sugerido pela irmã dos guitarristas Angus e Malcolm, Margaret Young. Ela viu a sigla AC/DC (“corrente alternada / corrente contínua”, ou o atual “bivolt”) escrita em um aspirador de pó. Angus e Malcolm gostaram do nome, por ser relacionado à eletricidade.

Foo Fighters
“Foo Fighters” é como a força aérea norte-americana costumava chamar os Ovnis nos anos 40.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This