Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Por que o cocô da lagartixa tem pontinhos brancos e outras curiosidades

24 de abril de 2019

A lagartixa doméstica tem de 2 a 7 centímetros, e pode ser encontrada em todas as regiões do Brasil. É uma espécie que veio originalmente da África.

“Lagartija”, em castelhano, deu origem à palavra em português, lagartixa.

Uma das defesas mais conhecidas das lagartixas é o poder de “soltar” o rabo. Quando se vê em perigo, ou preso pela cauda, o animal pode voluntariamente retirar o membro. Com grande poder de regeneração, outro nasce no lugar em questão de dias.

Por ser um réptil, a lagartixa não possui temperatura corporal constante — como nós mamíferos. Desse modo, quando está frio, o corpo da lagartixa fica frio. O contrário acontece quando há calor.

A alimentação da lagartixa é importante para o equilíbrio ecológico. Ela se alimenta de diversos insetos, como formigas, mosquitos a baratas.

As cores mais comuns em lagartixas são verde e acinzentada. Mas existem lagartixas de várias cores, menos comuns, como laranja e vermelha.

Por que o cocô da lagartixa tem pontinhos brancos? Ela é um dos poucos animais que excretam uma substância bicolor, preta e branca. As lagartixas jogam fora ácido úrico — de cor branca. Por ser pouco solúvel em água, o ácido é produzido separadamente ao resto dos excrementos no tubo digestivo da lagartixa. Quando é expelido pela cloaca, esse ácido úrico sai junto com as fezes — parte preta —, mas não se mistura.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Pterossauro ganha nome em homenagem à Mulher-Maravilha

Pterossauro ganha nome em homenagem à Mulher-Maravilha

O paleontólogo e paleoartista Ariel Milani Martine apresenta a mais nova descoberta na área: o kariridraco dinae, o pterossauro que viveu há 100 milhões de anos na Chapada do Araripe, no Nordeste braslleiro. "Kariri" é uma referência à etnia indígena da região....

Como os cachorros se comunicam entre si

Como os cachorros se comunicam entre si

A exemplo dos lobos, os cachorros, que são seus descendentes, também se comunicam pela voz. Eles não conseguem uivar, mas latem. Cada latido tem um significado diferente. Existem latidos específicos para medo, raiva, fome, paquera e muito mais. Outra maneira muito...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This