O calor voltou e com ele uma velha chateação: basta deixar uma fresta da janela aberta para receber uma invasão de siriris (ou aleluias, bichos da luz, cupins de lâmpada, dependendo da região do país onde você mora) atordoados em torno de uma lâmpada. Além do barulho e do incômodo, o animal ainda fica espalhado pelo chão depois de rondar insistentemente a luz.
Mas, afinal de contas, o que são os siriris? De onde eles vêm e para onde eles vão? Por que são tão fixados em pontos de luz? Fizemos essas e outras perguntas para o biólogo Guilherme Dominichelli, autor do livro “Girafa tem torcicolo? e outras perguntas divertidas do mundo animal”.
O que são os siriris?
São cupins em sua fase alada. Logo que nasce, o cupim ganha asas e se torna um siriri. Esse voo, que acontece em dias quentes, geralmente no final da tarde e ao anoitecer, serve para o macho e a fêmea reprodutores se encontrarem. É uma espécie de voo de acasalamento. Essa fase dura pouco tempo. Assim que ele perde as asas e cai no chão, o siriri se torna um cupim.
De onde eles vêm?
Direto do cupinzeiro. Eles saem para iniciar uma nova colônia. Depois da grande revoada, que chama a atenção pela quantidade de siriris, o casal pousa no solo, perde as asas e procura por um abrigo para formar esse novo ninho. Esse tipo de cupim procura por madeira seca ou interior de madeira. Há uma incidência alta nas grandes cidades.
Por que a fixação pela luz?
Na verdade, os siriris sabem se locomover e se guiam pela luz natural, da Lua. Então a luz artificial acaba desviando o animal do caminho e eles ficam girando por ali.
É normal os siriris aparecerem quando a temperatura aumenta, mas quando permanece quente por vários dias não. Por que isso acontece?
Porque as altas temperaturas diminuem o tempo de vida alada. Quando esquenta muito, o siriri perde as asas, cai e vira cupim. Mas vale ressaltar não é a mesma espécie de cupim de terra, o cupim subterrâneo, que come grama.
Qual é a melhor forma de espantá-los?
Apagar a luz resolve. Se ficar no escuro, o siriri irá se guiar em direção a alguma luz externa e vai embora.
Qual é o tempo médio de vida?
Na fase alada dura poucos dias. Depois que vira cupim ele vive por mais alguns meses.
Os siriris podem causar algum mal ao ser humano?
Não. O siriri não pica, não morde, nada. O siriri não traz nenhuma doença. O problema é, depois que vira cupim, ele irá fazer um ninho em algum móvel. O risco é esse.
Ótimo, confirmou o que aprendi com minha mãe . Bora apagar a luzes pq certeza vão se instalar em algum móvel d Madeira. Repassando para os amigos. Calor já está aí. Obrigada.
E, uma vez instalados nos móveis, o que fazer? Já comeram 2 portas, entraram em uma comoda e armário, batente de janela…;-(
Passamos veneno em lata e nada. Parece que só ficam tontos. Help!!!
Peço perdão por não ter conhecido esta página anteriormente, meninos ela é esplêndida, e tem mais MARCELO DUARTE…. VOCÊ É CURIOSO DA BAND. LEGAL
Por quantos dias a vida alada dura?
Me ajudou muito! Tinham alguns no meu sapato, acho q vieram da sapateira ou algum móvel. Obrigada!
OI BOA TARDE , O SIRIRI PODE SAIR DE DENTRO DE UM MADEIRA (PORTA ) , POIS MINHA CASA NESTES ULTIMOS DIAS ESTAVA TODA FECHADA E BEM FECHADA E APARECEU UMA RECOADA DENTRO DECASA
como acabar com eles?
Ótimo artigo.adorei.agora posso proteger minha casa.
minha casa
Na verdade, gostaria de fazer uma pergunta.Os siriris, podem se alojar em kits embalados, mesmo que lacrados e seu conteudo serem branco na escuridão substituírem a luz?
Eles picam siiim, e doenças pra caramba.
Os sriris ou cupins de lampadas causam danos aos humanos sim, pois furam, comem os tecidos das costureiras e isso caisa prejuizo !
Bicho dos inferno esse .