Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

De onde vem a revoada de siriris? Eles se transformam mesmo em cupins?

16 de setembro de 2017

O calor voltou e com ele uma velha chateação: basta deixar uma fresta da janela aberta para receber uma invasão de siriris (ou aleluias, bichos da luz, cupins de lâmpada, dependendo da região do país onde você mora) atordoados em torno de uma lâmpada. Além do barulho e do incômodo, o animal ainda fica espalhado pelo chão depois de rondar insistentemente a luz.

Mas, afinal de contas, o que são os siriris? De onde eles vêm e para onde eles vão? Por que são tão fixados em pontos de luz? Fizemos essas e outras perguntas para o biólogo Guilherme Dominichelli, autor do livro “Girafa tem torcicolo? e outras perguntas divertidas do mundo animal”.

O que são os siriris?
São cupins em sua fase alada. Logo que nasce, o cupim ganha asas e se torna um siriri.  Esse voo, que acontece em dias quentes, geralmente no final da tarde e ao anoitecer, serve para o macho e a fêmea reprodutores se encontrarem. É uma espécie de voo de acasalamento. Essa fase dura pouco tempo. Assim que ele perde as asas e cai no chão, o siriri se torna um cupim.

De onde eles vêm?
Direto do cupinzeiro. Eles saem para iniciar uma nova colônia. Depois da grande revoada, que chama a atenção pela quantidade de siriris, o casal pousa no solo, perde as asas e procura por um abrigo para formar esse novo ninho.  Esse tipo de cupim procura por madeira seca ou interior de madeira. Há uma incidência alta nas grandes cidades.

Por que a fixação pela luz?
Na verdade, os siriris sabem se locomover e se guiam pela luz natural, da Lua. Então a luz artificial acaba desviando o animal do caminho e eles ficam girando por ali.

É normal os siriris aparecerem quando a temperatura aumenta, mas quando permanece quente por vários dias não. Por que isso acontece?
Porque as altas temperaturas diminuem o tempo de vida alada. Quando esquenta muito, o siriri perde as asas, cai e vira cupim. Mas vale ressaltar não é a mesma espécie de cupim de terra, o cupim subterrâneo, que come grama.

Qual é a melhor forma de espantá-los?
Apagar a luz resolve. Se ficar no escuro, o siriri irá se guiar em direção a alguma luz externa e vai embora.

Qual é o tempo médio de vida?
Na fase alada dura poucos dias. Depois que vira cupim ele vive por mais alguns meses.

Os siriris podem causar algum mal ao ser humano?
Não. O siriri não pica, não morde, nada. O siriri não traz nenhuma doença. O problema é, depois que vira cupim, ele irá fazer um ninho em algum móvel. O risco é esse.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Pterossauro ganha nome em homenagem à Mulher-Maravilha

Pterossauro ganha nome em homenagem à Mulher-Maravilha

O paleontólogo e paleoartista Ariel Milani Martine apresenta a mais nova descoberta na área: o kariridraco dinae, o pterossauro que viveu há 100 milhões de anos na Chapada do Araripe, no Nordeste braslleiro. "Kariri" é uma referência à etnia indígena da região....

Como os cachorros se comunicam entre si

Como os cachorros se comunicam entre si

A exemplo dos lobos, os cachorros, que são seus descendentes, também se comunicam pela voz. Eles não conseguem uivar, mas latem. Cada latido tem um significado diferente. Existem latidos específicos para medo, raiva, fome, paquera e muito mais. Outra maneira muito...

10 Comentários

10 Comentários

  1. Elizabeth

    Ótimo, confirmou o que aprendi com minha mãe . Bora apagar a luzes pq certeza vão se instalar em algum móvel d Madeira. Repassando para os amigos. Calor já está aí. Obrigada.

    Responder
  2. Raquel

    E, uma vez instalados nos móveis, o que fazer? Já comeram 2 portas, entraram em uma comoda e armário, batente de janela…;-(
    Passamos veneno em lata e nada. Parece que só ficam tontos. Help!!!

    Responder
  3. Anônimo

    Peço perdão por não ter conhecido esta página anteriormente, meninos ela é esplêndida, e tem mais MARCELO DUARTE…. VOCÊ É CURIOSO DA BAND. LEGAL

    Responder
  4. Anônimo

    Por quantos dias a vida alada dura?

    Responder
  5. Karine

    Me ajudou muito! Tinham alguns no meu sapato, acho q vieram da sapateira ou algum móvel. Obrigada!

    Responder
  6. RICARDO PASTORE

    OI BOA TARDE , O SIRIRI PODE SAIR DE DENTRO DE UM MADEIRA (PORTA ) , POIS MINHA CASA NESTES ULTIMOS DIAS ESTAVA TODA FECHADA E BEM FECHADA E APARECEU UMA RECOADA DENTRO DECASA

    Responder
  7. Anônimo

    como acabar com eles?

    Responder
  8. Anônimo

    Ótimo artigo.adorei.agora posso proteger minha casa.
    minha casa

    Responder
  9. Paulo Barreiros

    Na verdade, gostaria de fazer uma pergunta.Os siriris, podem se alojar em kits embalados, mesmo que lacrados e seu conteudo serem branco na escuridão substituírem a luz?

    Responder
  10. Anônimo

    Eles picam siiim, e doenças pra caramba.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This