PETE BEST

1. Randolph Pete Best nasceu em Madras, na Índia, em 24 de novembro de 1941. Ele foi o primeiro baterista dos Beatles.

2. Pete Best se juntou a John Lennon, George Harrison e Paul McCartney em 12 de agosto de 1960, pouco antes de a banda viajar para Hamburgo, na Alemanha. Eles se conheceram no Casbah, uma casa noturna em Liverpool. A mãe de Best era dona do Casbah.

3. O baterista chegou a se apresentar com os Beatles na rádio BBC. O show durou 29 minutos, e aconteceu no dia 8 de março de 1962.

4. Após serem rejeitados por um empresário da gravadora Decca, em junho de 1962, os Beatles bateram à porta de outra gravadora, a EMI, e acabaram contratados ainda com Best no grupo.

5. Há duas versões mais difundidas para a saída do baterista. A primeira dá conta de que George Harrison e Paul McCartney demitiram Pete Best por sentirem ciúmes da beleza do baterista. A outra versão diz que George Martin, empresário da EMI, sugeriu aos Beatles que outro baterista fosse contratado para gravar as músicas. Ele deixou a banda em 16 de agosto de 1962.

6. Depois de ser dispensado pelos Beatles, Pete Best recusou o convite para assumir a bateria da banda Rory Storm and the Hurricanes.

7. Em vez disso, ele montou a banda Pete Best & the All Stars. Em 1965, lançou o álbum “Best of the Beatles”. Em inglês, a expressão é um trocadilho que pode significar “O melhor dos Beatles”. Isso irritou alguns fãs dos garotos de Liverpool, que compraram o disco pensando se tratar de uma coletânea de sucessos dos Beatles.

8. Em 1965, com os Beatles fazendo sucesso em todo o mundo, Pete Best se trancou em casa e ligou o gás, tentando se matar. Acabou salvo pela mãe, e decidiu se afastar da carreira de músico. Trabalhou como padeiro e como funcionário público durante 20 anos.

9. A Pete Best Band foi formada em 1988, já com o baterista curado da depressão — e até fazendo piadinhas sobre seu azar. Eles lançaram três discos, mas não fizeram tanto sucesso quanto a banda anterior de Pete.

10. E a opinião de Pete Best sobre os Beatles? “John Lennon? Um gênio. Paul McCartney? Gênio. George Harrison? Gênio. Ringo Starr? Baterista”.

Livro traz bastidores das entrevistas da revista “Rolling Stone”.