LEONARDO DA VIMCI

1452-1519
Leonardo Da Vinci desenhou os esquemas de uma máquina de calcular, capaz de fazer somas e subtrações com algarismos de até 13 dígitos.

1821
O matemático inglês Charles Babbage desenvolve a Máquina Diferencial, uma calculadora mecânica que compila automaticamente diversos tipos de tabelas matemáticas importantíssimas para a época. Esse e outros projetos de Babbage nunca foram construídos, pois as engrenagens da época não tinham a precisão necessária.

1832
Charles Babbage desenvolve agora um plano para a Máquina Analítica. Ela deveria ser capaz de resolver qualquer problema matemático. Esse projeto lançou as bases da computação moderna.

1832-1852
Ada Byron King, filha do poeta inglês Lord Byron, envolve-se com o projeto da Máquina Analítica de Babbage. Em uma de suas cartas, a condessa descreve como usar a máquina para calcular uma série de números. A carta é considerada o primeiro programa de computador da história.

1890
Herman Hollerith, ex-professor de engenharia mecânica, emprega suas máquinas de contagem para totalizar os dados do censo norte-americano. Elas liam os números através de furos em cartões de papelão, foram capazes de totalizar o censo em apenas três meses.

1924
É fundada a IBM, resultado de um trabalho de Herman Hollerith e Thomas J. Watson.

1944
É desenvolvido, na Universidade de Harvard, o Mark I, o primeiro computador elétrico. Era capaz de fazer as quatro operações básicas, além de logaritmos e funções trigonométricas. A máquina tinha 2,5 m de altura por 16 de comprimento, e levava cerca de 10 segundos para fazer uma única divisão.

1945
A tenente da marinha norte-americana Grace Murray Hopper descobre o primeiro bug de computador. Ela viu que uma mariposa presa entre dois contatos da máquina era a causa de um problema no Mark II. O inseto bug foi o responsável pela criação do jargão mais famoso da informática: bug (inseto = problema em um programa de computador).

1946
Surge o Eniac (Electronic Numerical Integrator And Computer), o primeiro computador eletrônico. Seus circuitos usavam dezenas de milhares de válvulas, exatamente como as dos rádios e televisores antigos, e a geração de calor era tão grande que a sala do Eniac precisava de constante ventilação.

1955
O primeiro Eniac é desligado. Estima-se que em dez anos de operação, a máquina tenha feito mais cálculos do que toda a raça humana em sua existência, até 1945. Ao mesmo tempo, os laboratórios Bell lançam o primeiro computador com transistores. Era menor, muito mais rápido e consumia menos energia.

1958
Jack Kilby, da Texas Instruments, lança o primeiro microchip, um único componente com a função de um circuito eletrônico inteiro. Ao mesmo tempo, um projeto similar é desenvolvido por Robert Noyce, futuro co-fundador da Intel.

1965
Gordon Moore, co-fundador da Intel, ao observar a evolução dos microchips, declara que a capacidade dos microprocessadores deve dobrar a cada 18 meses. Essa afirmação se revelou tão correta que acabou conhecida como a Lei de Moore, que continua válida até hoje.

1969
Entra em operação a Arpanet, uma rede de computadores que ligaria as principais universidades norte-americanas sem o uso de um servidor central. Sua evolução levou à estrutura que conhecemos hoje como Internet.

1969
O Departamento de Defesa dos EUA cria a Arpanet, rede à prova de bombardeios que interligava centros de pesquisa, tecnologia e outros pontos detentores de informações estratégicas para o país.

1974
O cientista Vinton Cerf cria a palavra internet.

1977
A TheoryNet cria a primeira lista de discussão na rede, criando e-mails para pesquisadores.

1984
É criado a primeira comunidade on-line para usuários domésticos.

1985
A empresa de informática Symbolics registra o primeiro domínio pontocom. É fundada a América On-Line, um serviço que reúne usuários da rede.

1988
O primeiro vírus se alastra pela rede.

1989
A rede da Fapesp começa a funcionar.

1990
Tim Berners-Lee e Robert Cailliau inventam a World Wide Web, sistema de hipertextos com links.

1990
É criado o HTTPS, que possibilita o envio de dados criptografados, essencial para a segurança dos dados.

Década de 1990
São criados grandes portais, como o Yahoo, assim como as salas de bate-papos com mensagens instantâneas e os serviços de e-mail gratuitos, com destaque para o Hotmail. Foi neste mesmo período que surge o Google, o mais popular entre is sites de busca até hoje.

1995
Surge a primeira rede social nos Estados Unidos e Canadá, chamada Classmate,,com a função de conectar alunos de faculdades.

Década de 2000
O custo dos microcomputadores se torna acessível e os PCs popularizam-se nas residências, sendo cada vez mais essências para o dia a dia das famílias. ,A Internet discada é substituída pela banda larga, assim como a criação da conexão 3G, que permite o acesso á internet pelos aparelhos celulares.

2002
A rede social empresarial Linkedin é desenvolvida por Dan Nye.

2004
É criada a rede social Facebook pelos estudantes de Harvard, Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Chris Hughes e Dustin Moskovitz. Surge no mesmo ano o Orkut, criado pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten.

2006
O Twitter, rede social com um conceito mais ágil, é criada por Jack Dorsey.