ÁFRICA DO SUL

Situada no extremo sul do continente africano, a República da África do Sul tem 1.221.037 km² e é banhado pelos oceanos Atlântico e Índico.

A população é estimada em aproximadamente 50 milhões de pessoas. 70% são negros, 12% são brancos descendentes de holandeses e ingleses, 13% são euroafricanos, 3% são indianos e as outras etnias representam 2%.

Os principais centros urbanos são Cidade do Cabo e Johanesburgo.

Em 1948, o país adotou o Apartheid. Os brancos detinham o poder, e os outros povos viviam separados, sem igualdade de direitos. O regime foi abolido em 1990, por Frederik de Klerk, o último presidente branco.

Em 1994, foram realizadas as primeiras eleições livres depois do fim do Apartheid. O vencedor foi Nelson Mandela, principal representante da luta contra o regime de separação. O ativista era considerado terrorista pelo governo sul-africano.

Em 15 de maio de 2004, a África do Sul foi escolhida para sediar a Copa do Mundo de 2010. Foi a primeira vez que um Mundial FIFA é realizado no continente africano.

Para divulgar a Copa de 2010, o Departamento de Turismo da África do Sul lançou a Diski Dance como a dança oficial da Copa do Mundo. Na coreografia, os passos imitam jogadas de futebol. O nome vem da palavra “ïdiski”, gíria que significa “partida de futebol” nas townships (semelhante às favelas brasileiras).