Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a Casa Branca

24 de abril de 2019

 

1. A Casa Branca fica localizada em Washington, na avenida Pennsylvania, 1600. O projeto original, de Pierre Charles L’Efant, previa um “parque presidencial” de 82 acres (331.772 metros quadrados). Até 1861 tratava-se da maior casa do país (o posto hoje é da Biltmore House, erguida em 1895, em Ashville).

2. Para escolher o projeto da residência oficial, foi realizado um concurso. Nove projetos foram enviados e o vitorioso foi o irlandês James Hoban.

3. Mesmo tendo acompanhado todo o processo de escolha, o presidente George Washington fez muitas alterações no projeto de Hoban. Ao todo, a construção ficou 30% maior do que previa o que foi entregue no concurso.

4. A construção começou em 1792, e custou 232 mil dólares, na época. O terreno em que está construída a residência presidencial tem 18 acres de extensão (72.828 metros quadrados). A área construída é de 5.109 metros quadrados, distribuídos em seis andares. No total, são 132 aposentos, sendo 35 banheiros. As obras contaram com mão de obra escrava.

5. O primeiro presidente a ocupar a casa foi John Adams, em 1800. Ele foi o segundo presidente dos Estados Unidos.

6. Desde o início a residência teve a cor branca. A cor foi escolhida para suportar os invernos rigorosos que a estrutura de pedra porosa teria de enfrentar. Com outra cor de tinta, seria necessário fazer restaurações constantes.

7. O nome “Casa Branca” começou a ser usado de maneira informal em 1811 e foi oficializado em 1901 pelo presidente Theodore Roosevelt. Até então ela era chamada de “Mansão Presidencial”, “Mansão do Presidente” ou “Residência Oficial do Presidente”.

8. A cidade de Washignton foi atacada por tropas britânicas em 1812. Um incêndio provocado por essas tropas destruiu praticamente toda a construção, tendo restado apenas as paredes externas.

9. Em 1933, uma piscina aquecida foi construída para que o presidente Franklin Roosevelt pudesse fazer seu tratamento contra poliomielite.

10. Em 1948, o então presidente Harry Thruman exigiu uma nova reforma pois considerava a estrutura muito frágil e antiga. Ele chegou a se mudar durante três anos para a Blair House, logo em frente, onde costumam ficar hospedados os chefes de estado que visitam os Estados Unidos.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This