Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o Super Bowl

24 de abril de 2019

 

1. O Super Bowl é a final do Campeonato da Liga Nacional de Futebol Americano. É o evento esportivo mais assistido no ano: cerca de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo compõem seu público.

2. O torneio foi criado por Lamar Hunt em 1967.  Lamar foi um geólogo que ficou rico na indústria do petróleo nos anos 1950. Em 1959, ele fez parte do grupo que criou a AFL (American Football League), que depois se uniria à NFL (National Football League).  O primeiro passo da fusão foi a criação de uma partida entre os campeões da AFL e da NFL, em 1966. A inspiração do nome veio da observação da filha se divertindo com uma bola de brinquedo chamada “super ball”. Lamar Hunt também fundou os Dallas Texas, que passariam a se chamar Kansas City Chiefs em 1963. Lamar morreu em 2006 e ajudou a desenvolver ainda o tênis e o futebol nos Estados Unidos. É a única pessoa a figurar no Hall da Fama dos três esportes.

3. A primeira edição não teve o sucesso esperado e não foi nem exibida na televisão. Os ingressos custavam de 6 a 12 dólares. Hoje, eles são vendidos por cerca de 500 dólares, chegando a ser negociados por valores até 1000 vezes maior.

4. O troféu Vince Lombardi, erguido pelo vencedor do Super Bowl, é de prata esterlina, feito à mão pela joalheria Tiffany & Co. desde a primeira edição. Com 55 centímetros de altura e pesando 7 quilos, seu valor é estimado em 50 mil dólares (cotação de 2019). Além do troféu, os membros da equipe vencedora recebem um anel de ouro branco de 14 quilates, decorado com diamantes e o escudo do time. Depois de ser entregue na final, o troféu volta à oficina da Tiffany para que o nome do campeão seja gravado à mão.

5. O campeão do primeiro Super Bowl, disputado em 15 de janeiro de 1967, foi o Green Bay Packers (campeão da NFL), que derrotou o Kansas City Chiefs (campeão da AFL) por 35 x 10. A partida foi realizada em Los Angeles. O Green Bay Packers repetiria o feito em 1968. Nos dois títulos, o técnico era Vince Lombardi. Ele morreu em 1970 e acabou sendo homenageado com o nome do troféu entregue aos campeões do Super Bowl. Antes, o troféu se chamava AFL-NFL World Championship Game.

6. A vitória obtida com a maior margem foi conseguida em 1990 pelo San Francisco 49ers, que derrotou o Denver Broncos por 55 x 10.

7. De 1991 a 1994, o Buffalo Bills foi derrotado quatro vezes seguidas no Super Bowl. O time foi bicampeão da AFL (1964 e 1965) antes da fusão com a NFL.

8. Geralmente, o jogo é disputado no último domingo de janeiro ou no primeiro domingo de fevereiro. Em 2022, a final foi disputada pela primeira vez no segundo domingo de fevereiro.

9. O local onde será realizado o evento é decidido de três a quatro anos antes da competição. Pela primeira vez, em 2021, uma equipe disputou o Super Bowl em seu próprio estádio: Tampa Bay Buccaneers. A equipe anfitriã venceu o Kansas City Chiefs por 31 x 9. Tom Brady, quarterback do Tampa Bay, jogou seu décimo Super Bowl. Por causa das restrições impostas pela Covid-19, o estádio recebeu apenas 24 835 pessoas (o menor público da história do Super Bowl).

10. O Super Bowl é também muito apreciado pelos donos de bares e restaurantes – os norte-americanos comem 15 milhões de quilos de petiscos nessa data. Só o Dia de Ação de Graças supera o evento esportivo em consumo alimentícios nos Estados Unidos.

 

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Intervalos comerciais do Super Bowl

Intervalos comerciais do Super Bowl

  As atrações do Super Bowl não se resumem ao esporte. As performances musicais e os lançamentos comerciais são às vezes mais esperados pelo público que o próprio jogo. Em 1967, um anúncio de 30 segundos durante o Super Bowl custava 42 mil dólares. Em 2012, o...

10 atrações musicais memoráveis no Super Bowl

10 atrações musicais memoráveis no Super Bowl

  1. Michael Jackson Até 1993, as emissoras norte-americanas que transmitiam o Super Bowl não mostravam a íntegra das atrações musicais. Nesse ano, com a performance de Michael Jackson, quebrou-se o costume: a NBC transmitiu o show completo e bateu recordes de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha Futebol e guerra