Sabe que dia é hoje? É dia de celebrar o Dia da Toalha. Toalha de banho, toalha de rosto, toalha de praia… Em homenagem ao escritor Douglas Adams, o 25 de maio foi escolhido em 2001, duas semanas depois de sua morte. Mas, afinal de contas, que loucura é essa?
Douglas Adams - escritor
Adams é autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, que conta a história de dois amigos que se aventuram pelo espaço depois que a Terra é demolida para a construção de uma estrada. Nessa jornada, a toalha é uma ferramenta muito importante para eles. Adams dedica uma página inteira do livro apenas para descrever o quanto ela é fundamental para os mochileiros. Leia um trecho:

A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Esta data também coincide com o lançamento do Episódio IV da série Star Wars e ficou conhecida como Dia do Orgulho Nerd. A palavra “nerd” apareceu pela primeira vez no livro infantil “Se eu Dirigisse o Zoológico”, escrito por Theodor Seuss (o “Dr. Seuss”), em 1950. Na obra, “nerd” é um animal imaginário, meio esquisitão. No ano seguinte, a revista “Newsweek” publicou uma reportagem em que afirmava que o termo estava sendo usado como sinônimo para “quadrado”, “fora de moda”, na região de Detroit, nos Estados Unidos.

No “Olá, Curiosos!”, o especialista Sílvio Alexandre contou outras utilidades da toalha para um mochileiro interestelar.

Leia também: Por que lilás é a cor do Dia do Orgulho Nerd?