Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre pérolas

24 de abril de 2019

1. A pérola é a única pedra preciosa do mundo que é fabricada por animais vivos.

2. É o resultado de um sistema de defesa da ostra contra invasores. Parasitas que se alojam no mantro da ostra, ou mesmo grãos de areia, são atacados por aragonita (um tipo de calcário), água e outra substância orgânica igual à que forma a concha externa. Essa mistura é chamada de nácar e cristaliza em camadas ao redor do invasor. Deste processo de cristalização, nasce a pérola.

3. Retirar a pérola de seu organismo não mata a ostra. Quando devolvida a seu ambiente ela pode, inclusive, fabricar outro exemplar da pedra preciosa.

4. A cor da pérola depende da cor do interior da concha onde ela está sendo formada. A tonalidade varia do branco ao dourado, no caso das pérolas claras, e do roxo ao preto, no caso das escuras.

5. Na mitologia persa, a pérola era vista como a “lágrima dos deuses”. Já no panteão grego, acreditava-se que elas nasceram junto com Afrodite, deusa do amor e da beleza, também chamada de “Pérola do Mar”.

6. Antigamente, as pérolas estavam ligadas à força fundamental da vida. Costumava-se dizer que, se a pérola usada por alguém ficasse opaca, a pessoa ficaria doente. Perder totalmente o brilho era presságio de morte. 

7. No século XIII, o uso das pérolas foi proibido para “pessoas comuns”, já que eram símbolo de status e estavam sendo usadas pela burguesia, que começava a enriquecer. As joias com pérolas, antes produzidas somente em ateliês de palácios e catedrais, passaram a ser feitas por autônomos.

8. As pérolas são compostas por 95% de cálcio. Suas contas são transformadas em pó e vendidas como remédio para a vitalidade na China e no Japão. Já na Índia, o pó é aspirado pelo nariz, misturado com água ou ingerido puro para curar dores de cabeça, doenças mentais, úlcera, catarata e lepra. 

9. Uma das pérolas mais famosas do mundo é a Peregrina. Ela tem forma de pêra e pesa 200g. Foi encontrada no século XVI e pertenceu a vários reis europeus. Em 1969, a atriz Elizabeth Taylor ganhou a Peregrina de seu então marido, o ator Richard Burton. Tempos depois, ela perdeu o mimo de 37 mil dólares. A pérola foi encontrada algum tempo mais tarde – no estômago de seu cachorro.

10. As pérolas dissolvem em contato com vinagre. É tudo culpa do ácido acético presente no composto. As pérolas são, basicamente, feitas de carbonato de cálcio, que é facilmente dissolvido pelo ácido acético. O mesmo processo de desintegração acontece se colocarmos um ovo em um copo cheio de vinagre.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This