1. TARZANO rei das selvas apareceu em 1912, e foi criado pelo escritor americano Edgar Rice Burroughs, que nunca pôs os pés na selva.
  2. Tarzan era filho de nobres ingleses, John e Alice Clayton, que foram assassinados por um grupo de gorilas na costa da África equatorial. Foi educado por uma macaca chamada Kala. Casou-se com Jane (filha de um professor americano) e teve um filho.
  3. Nos romances, o nome do menino era Jack. Já no cinema, o personagem passou a se chamar Boy. Isso porque os macacos não conseguiam pronunciar “Jack”, que acabava soando como “Korak”.
  4. Também somente no cinema a macaca de Tarzan era chamada de Chita. Nos livros e nos desenhos animados seu nome era Nikima.
  5. A marca registrada de Tarzan é seu grito possante:
    “ó-uó-uó-uó-uó!”. Isso, no entanto, não aparece nos romances de Edgar Rice Burroughs. É uma criação de Johnny Weissmuller, o mais famoso intérprete do personagem no cinema.
  6. Burroughs escreveu 25 sequências para “Tarzan dos Macacos”, primeiro livro da série. Há ainda três outros livros autorizados sobre o personagem lançados por outros autores.
  7. O escritor vendeu os direitos autorais de seu primeiro livro por 5 mil dólares, em dinheiro vivo adiantado. Para a época, foi um valor recorde. O contrato ainda previa 5% de toda a receita gerada pela obra.
  8. Ao morrer, em 1950, Edgar Rice Burroughs, criador do Tarzan, foi enterrado numa cidade do estado da Califórnia chamada Tarzana. Na língua dos macacos, Tarzan significa “pele branca”.
  9. “Tarzan, o Homem Macaco” (1918), filme mudo estrelado por Elmo Lincoln, foi a primeira produção cinematográfica da história a arrecadar lucro superior a um milhão de dólares.
  10. Em 1999, os estúdios Disney lançaram sua versão de Tarzan. Para a produção, o músico Phill Collins compôs cinco canções. Quatro delas foram gravadas por ele mesmo, em inglês, francês, italiano, espanhol e alemão. Foi a primeira vez que Phill Collins gravou músicas nesses idiomas, e a primeira vez que a Disney lançou versões internacionais de suas canções feitas pelo artista original.