Quem criou o quadro “Dinossauro na Estrada”?

9 de novembro de 2020

Em 1980, o artista suíço Giuseppe Reichmuth recebeu uma encomenda de um amigo, Albert Ernst, dono de uma galeria de arte em Zurique. Ele preparava a curadoria da exposição “Green 80”, na cidade de Basiléia, e queria algo inédito de Reichmuth. A ideia inicial foi fazer a figura de um dinossauro numa montanha. Mas o galerista insistiu em pedir algo mais pitoresco. Foi assim que surgiu “Dinosaurier auf der Autobahn” (Dinossauro na Rodovia), um quadro que ficaria célebre nos Estados Unidos e depois no Brasil no começo da década de 1990. Ele estampou camisetas, canecas, posters. A tela original tem 90 x 120 cm e uma das placas mostra a direção justamente da Basileia.

Acontece que o quadro não deixou Reichmuth, hoje com 76 anos, rico. Ele e Ernst venderam todos os direitos da obra pelo equivalente a 4 mil francos suíços. Não há nem mesmo o nome do pintor na obra.



No Brasil, em 1990, o pintor carioca Valentim Keppk fez duas versões por encomenda da estamparia paulistana M.a.r.t.i.n.e.l.l.i, fundada em 1935. A empresa queria diversificar sua linha, antes voltada exclusivamente para estampas religiosas. Keppk fez o primeiro dinossauro numa praia. No segundo, o bichão está provocando o caos num autódromo. As estampas continuam em catálogo (são vendidas no tamanho 60 x 90 cm) e ganharam ainda a companhia de um dinossauro saindo do outdoor.

Leia também: Quem dá nome aos dinossauros?

Artigos Relacionados

Eden Theatre: o cinema mais antigo do mundo

Eden Theatre: o cinema mais antigo do mundo

O cinema mais antigo do mundo celebrou na semana passada o 125º aniversário da primeira exibição de um filme. O Eden Theatre, em La Ciotat, na Riviera Francesa, exibiu oito curtas-metragens realizados em 1895 pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, os inventores do...

A ideia inicial de nomes de séries que fizeram muito sucesso

A ideia inicial de nomes de séries que fizeram muito sucesso

Escolher o nome de uma série não é das tarefas mais simples. Muito do sucesso das superproduções da TV ou do streaming depende da curiosidade que seu nome pode despertar. Há até agências de publicidade e branding envolvidas nessa escolha. É divertido também saber que...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *