Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

As revistas revolucionárias da Circo Editorial

19 de outubro de 2021

Em outubro de 1985, uma revista em quadrinhos ousada e original se materializou nas bancas: “Chiclete Com Banana”. Criada pelo quadrinista Angeli, a revista deu o empurrão para o sucesso definitivo da Circo Editorial, dirigida pelo jornalista Toninho Mendes, amigo de infância de Angeli. O nome “Chiclete com Banana” foi uma referência à música de mesmo nome, famosa na voz de Jackson do Pandeiro e transformada pelos tropicalistas em símbolo de miscigenação de ideias, que unia arte pop à música popular. Angeli achou a crítica aos costumes presentes na canção perfeita para nomear seu trabalho.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Criada no momento em que o país passava pelo processo de redemocratização e de Diretas Já, a “Chiclete com Banana” trazia quadrinhos, matérias de comportamento, crítica política, fotonovelas e ideias incômodas. Apresentava uma nova geração de artistas que retratava os anos 1980, satirizando personagens da política, tanto de partidos de esquerda quanto de direita.

Outra revista da Circo foi “Geraldão“, de Glauco Villas Boas. Geraldão queria transar com a própria mãe, usava drogas injetáveis e andava nu. No alvorecer da Nova República, o personagem testava os limites da liberdade de expressão. Considerado um dos mais ousados cartunistas de sua geração, Glauco também participou de “Los 3 Amigos”, ao lado de Angeli e Laerte, uma sátira da política e da realidade social do país, com violência, sexo e drogas.

Com a revista Circo”, Toninho Mendes fez uma aposta ousada: publicar grandes quadrinistas europeus e mistura-los com os brasileiros que não tinham espaço para uma publicação regular. Foi uma revolução. Só que a revista durou apenas oito edições, pois Luiz Gê mudou-se para Londres para estudar e a revista ficou sem seu editor. “Piratas do Tietê” foi o título individual de Laerte. Acompanhava piratas saqueadores, que navegavam pelo rio paulistano Tietê, em busca de vítimas para roubos ou para torturar por mera diversão. Com ironia e sarcasmo, a revista contestava o modo de vida cosmopolita da maior cidade do Brasil.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Ela foi a primeiríssima estrela da TV brasileira. Tanto que, na noite de estreia, foi escalada para cantar o Hino da TV. Nasceu na cidade de Santos (SP), em 10 de março de 1929, e hoje vive com a filha no Nordeste brasileiro. Seu nome de batismo é Sylvia Gonçalves....

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Depois de 40 anos, o quarteto sueco ABBA lança um novo álbum: "Voyage". O nono álbum de Björn, Benny, Agnetha e Anni-Frid, com 10 faixas em 37 minutos, teve lançamento mundial no dia 5 de novembro. O último tinha sido "Visitors" em 30 de novembro de 1981. A banda,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This