Dê uma olhada ao seu redor. Várias pessoas falando simultaneamente, televisão ligada no volume mais alto, uma mulher reclamando com o garçom, o celular que não deixa você em paz. Relatório para entregar em alguns minutos, dezenas de e-mails que não foram respondidos ainda, a amiga chamando para você teclar com ela. Nem o teclado aguenta mais o ritmo frenético com que você digita. Alguma coisa está errada….

Por isso, pare! É isso que sugere o site Do Nothing for 2 Minutes. Por 2 minutos, coloque seus fones de ouvido e observe a imagem do Sol se pondo sobre o oceano, ao som do barulho manso das ondas. Você consegue fazer isso sem cair na tentação de mexer o mouse?  Se cair, o contador recomeça.
O criador da proposta foi o britânico Alex Tew, que ficou famoso por ter criado a The Million Dollar Homepage, uma página em que um milhão de pixels foi vendido para anúncio; 1 dólar pago por pixel. Ele afirma que a quantidade de dados que recebemos continuamente pela internet está fazendo com que todos desenvolvam uma espécie de déficit de atenção que causa quedas na produtividade. Ei, ei, estou falando com você…