A “torta na cara” é muito famosa nos programas de humor da televisão, mas a clássica cena surgiu no cinema. A primeira vez que alguém levou uma torta na cara foi no filme “A Noise From the Deep”, de 1913, dirigido por Mack Sennett. O atingido foi o ator Roscoe Conkling Arbuckle, também conhecido como “Fatty Arbuckle” (no Brasil, traduzido como Chico Bóia). Ele também arremessou tortas, mostrando toda a sua habilidade para jogar duas tortas ao mesmo tempo, em direções opostas.
Veja a lista de algumas cenas de torta na cara:
- Um dos filmes de O Gordo e o Magro, “Battle of the Century”, de 1927, dirigido por Clyde Bruckman, tem uma cena com tortas. Para filmar os quase quatro minutos de tortadas, foram necessárias 400 tortas!
- Em um dos filmes dos Três Patetas, “In The Sweet Pie and Pie”, de 1941, dirigido por Jules White, há uma de guerra de tortas. O que começa com um tropeço e um bolo na cara por acidente termina em lançamentos generalizados de tortas nos convidados de uma festa.
- Em “Cantando na Chuva”, de 1952, dirigido por Stanley Donen e Gene Kelly, a personagem Lina Lamont, interpretada por Jean Hagen, leva uma tortada na cara.
- No filme “The Great Race” (“A Corrida do Século”), de 1965, dirigido por Blake Edwards, acontece uma guerra de tortas na cara, com os atores Jack Lemon, Tony Curtis e Natalie Wood, além de muitos figurantes. A cena acontece em uma espécie de cozinha industrial repleta de tortas e um bolo gigante, que acaba destruído.
- Em 1987, estreou nos Estados Unidos o programa “Double Dare”, que chegou ao Brasil no mesmo ano com o nome de “Passa ou Repassa”, que era exibido pelo SBT. Foi em 1989, sob o comando do apresentador Gugu Liberato, que a torta na cara começou a fazer parte do programa. Quem errava uma pergunta era lambuzado por uma torta feita apenas de chantili. Gugu repetia: “Quem sabe, responde, quem não sabe, leva torta na cara!”.
- O seriado mexicano “El Chavo del Ocho”, que estreou no Brasil com o nome “Chaves”, tem muitas cenas de torta na cara. Uma delas é a do episódio em que a personagem Chiquinha (María Antonieta de las Nieves) faz tortas com creme de barbear para brincar com Chaves (Roberto Gómez Bolaños) e Quico (Carlos Villagrán). A brincadeira acaba com uma guerra de tortas na cara entre as crianças e os personagens Florinda (Florinda Meza) e Madruga (Ramón Valdés).
- Na novela “Chocolate com Pimenta”, de 2003, uma das cenas de torta na cara aconteceu em uma festa de réveillon, que terminou com todos os personagens cobertos de chantili. A outra foi uma briga entre a mocinha, Ana Francisca (Mariana Ximenes), e Olga (Priscila Fantin). Ana atirou em Olga, que estava vestida de noiva. A malvada retrucou com outros doces da festa, e começou a batalha de doces.
- No dia 2 de outubro de 2008, a apresentadora Xuxa participou do programa de Ana Maria Braga, e as duas trocaram tortas na cara. Em 10 de dezembro do ano seguinte, elas repetiram a proeza, e o programa terminou com a apresentadora e a convidada completamente lambuzadas.
Está achando que esquecemos de incluir na lista a novela “Guerra dos Sexos” (1983)? A cena do café da manhã de Otávio (Paulo Autran) e Charlô (Fernanda Montenegro) tem apenas 50 segundos e entrou para a história da TV. Mas não há torta na cara. Eles fazem uma guerra com leite, açúcar, café, suco de laranja… A antológica foi repetida nova versão de “Guerra dos Sexos”, em 2013, com Tony Ramos e Irene Ravache.
Leia também: Amanhã é o “Dia da Torta na Cara”