Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A briga entre Monopoly e Banco Imobiliário

21 de março de 2009

Enquanto no mundo real assistimos a fusões de bancos, no mundo dos tabuleiros os bancos se dividiriam. Em 1944, a Estrela começou a vender no Brasil o Banco Imobiliário, jogo de compra e venda de propriedades, originariamente batizado de Monopoly por Charles Darrow, seu criador. Desde outubro passado, porém, a Hasbro, dona do jogo, e a Estrela encerraram a parceria. “Eles decidiram abrir um escritório de importação e distribuir os próprios produtos no Brasil”, diz Aires Fernandes, diretor de marketing da Estrela. A Estrela lançou, então, uma nova versão de seu Banco Imobiliário. Como não há propriedade intelectual de mecânica de jogos, uma simples mudança nas regras altera tudo. “O nosso jogo é inspirado no Monopoly, mas foi abrasileirado, tem suas próprias regras próprias”. Livre de qualquer problema legal, a Estrela acredita que a concorrência vai esquentar o mercado. “Vendemos meio milhão de peças todos os anos”, diz Aires. “O Banco Imobiliário é o jogo mais vendido na história do Brasil”.

A Hasbro resolveu não vai deixar isso barato. A empresa está promovendo o primeiro Campeonato Brasileiro de Monopoly, que será disputado amanhã, domingo, dia 22, no Citibank Hall, em São Paulo (Avenida Jamaris, 213, Moema, 6846-6040). Entre os 1 000 participantes, o campeão garante uma vaga para o Mundial de Las Vegas, Estados Unidos, em outubro. Depois de 12 edições, pela primeira vez um brasileiro terá chance de concorrer ao prêmio de 20 580 dólares, equivalente à quantia total em dinheiro usada no jogo. As inscrições para o evento de amanhã estão esgotadas. Sobre o fim da parceria, a Hasbro não quis se pronunciar.

Leia também:
Maior colecionador de Monopoly do mundo não gosta do jogo
Curiosidades sobre 10 brinquedos
Meu primeiro Banco Imobiliário
A história não contada do jogo Banco Imobiliário no Brasil

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Lego constrói Titanic com 9.909 peças

Lego constrói Titanic com 9.909 peças

Com 9.090 peças e 1 metro de comprimento, o LEGO Titanic é o maior kit já produzido pela marca dinamarquesa. Para trazê-lo à vida, a LEGO recriou a nave com base em projetos de mais de 110 anos atrás. Este kit intrincado não é para jovens construtores. [yotuwp...

A memória afetiva dos colecionadores de “Star Wars”

A memória afetiva dos colecionadores de “Star Wars”

No final de 2015, a mais importante casa de leilão da Inglaterra, a Sotheby's, bateu o martelo para 600 artigos de "Star Wars" que pertenciam a um colecionador japonês. Os valores foram de 100 a 35 mil dólares. No ano passado, um casal de ingleses foi chamado para...

As aventuras de um colecionador de bonecos Falcon

As aventuras de um colecionador de bonecos Falcon

Falcon chegou ao Brasil em 1977 e foi sucesso de vendas até 1984. Ganhou até revistinhas. Ricardo Andraus criou o “Canal do Andraus” há três anos (na mesma época em que a Brinquedos Estrela relançou o personagem) para contar curiosidades do primeiro boneco destinado a...

6 Comentários

6 Comentários

  1. francisco

    Isto também poderia acontercer com WAR seria muito diverdido, ja imaginaram uma batalha ficticia entre BRASIL e ARGENTINA ect.
    CHINA x RUSSIA eo restante com aliados.

    Responder
  2. nick salussolia

    WAR e Banco Imobiliário – bem melhor que BBB.
    nick salussolua

    Responder
  3. Eduardo

    Bons tempos em que eu passava as tardes jogando Banco Imobiliário.

    Responder
  4. Vican

    Para vos esclarecer,já em 2004 um Brasileiro,de seu nome Moises Bezerra,se a memória nao me falha,participou no Campeonato Mundial de Monopoly realizado em Tóquio.

    Responder
  5. Moises Bezerra

    Pois é pessoal, esse último comentário é verdadeiro… Participei sim da edição de Tokio do torneio, realizada em 2004, o que torna a nota inverídica… Uma pena que eu não tenha ficado sabendo desta disputa deste ano (tentei contato com eles várias vezes) e só hj esteja vendo o comentário neste site…
    Um abraço.

    Responder
  6. antonioperez

    Prezado amigo gostaria de saber onde posso encontrar reportagens sobre os brinquedos forte apache e o boneco falcon,pois ambos fizeram parte da minha infancia e eu sou “louco “por eles. Parabéns pelo blog e até breve
    Resposta de MARCELO DUARTE: Olá, Antonio. Obrigado por seu comentário. Um especialista em forte apache foi entrevistado pelo TV Curioso. O link é: http://tvig.ig.com.br/97269/colecao-de-forte-apache.htm. No final da reportagem, você verá os contatos dele. Vou procurar um especialista em Falcon para entrevistá-lo também e satisfazer a sua curiosidade. Abraços!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This