23 de Novembro

Aniversário

Miley Cyrus - cantora e atriz (1992)

Nicolás Maduro - ditador (1962)

Elizabeth Savalla - atriz (1954)

Cláudio Santoro - compositor (1919), falecido em 27/03/1989

Morte

Louis Mallé - cineasta (1995), nascido em 30/10/1932

Caio Prado Júnior - editor (1990), nascido em 11/07/1907

Adoniran Barbosa - compositor (1982), nascido em 06/08/1912

Fatos do Dia

1994 - Representantes de 138 países se reuniram em Nápoles, na Itália, e aprovaram um plano de ação global para conter o crime organizado.

1990 - A milícia mais poderosa do Líbano aceitou se render às forças nacionais e terminar uma guerra civil que já durava quinze anos.

1980 - Uma série de terremotos matou cerca de 4.800 pessoas na região sudeste da Itália.

1972 - Chegaram ao porto de Santos as 20 mil sacas de café compradas em El Salvador para a produção do café solúvel. Foi a primeira vez que o Brasil importou o produto.

1904 - Chegou ao fim a terceira Olimpíada da era moderna, realizada em Saint Louis, nos Estados Unidos. Os jogos duraram quase cinco meses.

1971 - A República Popular da China passou a integrar o Conselho de Segurança Nacional da Organização das Nações Unidas.

1960 - A Nasa lançou no espaço o Tiros 2, o primeiro satélite meteorológico.

1935 - Em Natal, no Rio Grande do Norte, teve início a Intentona Comunista, liderada por Luís Carlos Prestes, que consistiu numa revolta político-militar promovida pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Perguntas Curiosas

Como nasceu a expressão "deixar as barbas de molho"?

Na Antiguidade e na Idade Média, a barba significava honra e poder. Ter a barba cortada por alguém representava uma grande humilhação. Essa idéia chegou aos dias de hoje nessa expressão que significa ficar de sobreaviso, acautelar-se, prevenir-se. Um provérbio espanhol diz que "quando você vir as barbas de seu vizinho pegar fogo, ponha as suas de molho". Todos devemos aprender com as experiências dos outros.

Abobrinha do Dia

  • A Nutella produzida em um ano pesa o mesmo que o Empire State Building.
  • No começo do Século XX, um erro de impressão provocou a troca da frase “In God We Trust” (“nós acreditamos em Deus”) por “In Gold We Trust” (“nós acreditamos no ouro”) nas moedas americanas.
  • O beija-flor é a menor ave da natureza. É tão leve que pode se empoleirar em uma simples folha de capim. Seus ovos não são maiores que uma ervilha. Os filhotes, logo que nascem, são menores que um gafanhoto comum.

Efemérides

do Combate ao Câncer Infantil

Curiosidades do Dia

O corredor tcheco Emil Zatopek foi o único atleta de longa distância a conquistar três medalhas de ouro numa única Olimpíada. Depois que foi expulso do Partido Comunista de seu país, trabalhou como gari. As pessoas o reconheciam nas ruas e o ajudavam a carregar o lixo. Ele e sua mulher, Dana (que foi medalha de ouro no arremesso de dardo em 1952), nasceram na mesma cidade (Koprivnice) da Tchecoslováquia, no mesmo dia do mesmo mês do mesmo ano: 19 de setembro de 1922.

Frases do Dia

“A bela encadernação sofre com a obrigação de vestir o mau texto.”
Carlos Drummond de Andrade, escritor

Santos do Dia

São Clemente São Clemente viveu no fim do século I. Escreveu uma das cartas mais admiráveis para reconciliar a comunidade de Corinto, que se opunha a seu colégio de Presbíteros. Conhecia bem as Escrituras e o mundo dos judeus, gregos e romanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Um meteorito do tamanho de uma ervilha viajando a 18.000 km/h é capaz de destruir um satélite artificial de uma tonelada.
  • Uma das pessoas mais obesas que já habitaram a Terra foi a americana Ida Maitland, que, no começo do século 20, chegou a pesar 423 quilos.
  • Um pedaço de carne demora 24 horas para ser digerido por nosso corpo.

Dia…

Internacional do Rinoceronte

do Hobbit

Mundial sem Carro

Nacional da Banana

do Rio Tietê

Nacional da Fauna

Nacional do Contador

do Estudante Secundário

dos Amantes

Mundial Sem Carro

Veja mais

Santo do dia

Santos Maurício e companheiros e São Tomás de Vilanova Maurício viveu no século III, durante o império romano. Ele pertencia à legião de Tebas e uma de suas missões foi marchar para a Gália a fim de punir os cristãos. Ele recusou a ordem do imperador Maximiliano e foi morto junto com os companheiros legionários. Tomás de Vilanova foi bispo e confessor agostiniano. O “pai dos pobres” viveu na corte de Carlos V e morreu em Valença, na Espanha, no ano de 1555.

Veja mais

Aniversários

Ronaldo Nazário - jogador de futebol (1976)

Vanusa - cantora (1947), falecida em 08/11/2020

Andrea Boccelli - tenor (1958)

Zezé Polessa - atriz (1953)

Gonzaguinha - cantor e compositor (1945), falecido em 29/04/1991

Lombardi - locutor (1940), falecido em 02/12/2009

Yara Cortes - atriz (1921), falecida em 17/10/2002

José Maurício Nunes Garcia - compositor (1767), falecido em 30/04/1830

Veja mais

Mortes

Dirce Migliaccio - atriz (2009), nascida em 30/09/1933

Antônio Conselheiro - líder religioso (1897), nascido em 13/03/1830

Veja mais

Frase do dia

“Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas custam tanto!”;
Groucho Marx, comediante americano

Loading...