16 de Novembro
Aniversário
William Bonner - apresentador de TV (1963)
André Gonçalves - ator (1975)
Roberto de Carvalho - músico (1952)
José Saramago - escritor (1922), falecido em 18/06/2010
José Lewgoy - ator (1920), falecido em 10/02/2003
Morte
Janete Clair - escritora (1983), nascida em 25/04/1925
Candeia - cantor e compositor (1978), nascido em 17/08/1935
Edie Sedgwick - modelo e atriz (1971), nascida em 20/04/1943
Clark Gable - ator (1960), nascido em 01/02/1901
Isabel Salgado - jogadora de vôlei (2022), nascida em 02/08/1960
Fatos do Dia
1998 - Nove pessoas morreram durante manifestações em Jacarta, na Indonésia. Os estudantes pediam reformas no país.
1992 - O Partido Democrata Trabalhista, formado por ex-comunistas, venceu as eleições na Rússia na primeira disputa depois do fim da União Soviética.
1988 - Benazir Bhutto venceu as eleições diretas no Paquistão e tornou-se a primeira mulher a governar um país muçulmano.
1975 - Às 7h30, foi implodido o edifício Mendes Caldeira, na Praça da Sé, em São Paulo (SP). Para pôr abaixo o prédio, que atrapalhava a construção da Estação Sé do Metrô, foram usados 360 quilos de tritonita, colocados em 972 furos nos pilares do local. O Mendes Caldeira foi destruído em apenas 9 segundos.
1965 - A espaçonave Vênus III, lançada pela União Soviética, atingiu seu destino, tornando-se a primeira a aterrissar em outro planeta.
1963 - Com um gol de Dalmo, o Santos venceu a partida de desempate contra o Milan, no Maracanã, e levou o bicampeonato mundial.
1940 - A Inglaterra iniciou uma série de bombardeios contra a cidade alemã de Hamburgo, deixando 50 mil mortos.
1933 - Franklin Roosevelt, presidente dos Estados Unidos, estabeleceu relações diplomáticas com a União Soviética.
1918 - A Hungria tornou-se um país independente com a queda do Império Austro-Húngaro no fim da Primeira Guerra Mundial.
1849 - Um tribunal russo condenou o escritor Fiodor Dostoievski à morte por supostas ligações com grupos radicais. A execução foi suspensa no último minuto.
1996 - Refugiado hutus saíram do Zaire e retornaram a Ruanda, na África, mesmo sob o temor de encontrar suas casas tomadas pelos inimigos tutsis.
1995 - O líder sérvio-bósnio Radovan Karadzic e Ratko Mladic foram condenados por genocídio pelo Tribunal das Nações Unidas.
1945 - A Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO, foi criada para incentivar a cooperação técnica entre os Estados membros.
Perguntas Curiosas
O certo é Olimpíada ou Olimpíadas?
O termo no plural surgiu para não haver confusão com a Olimpíada dos gregos e é a forma adotada pelos dicionários modernos. Mas os meios de comunicação preferem Olimpíadas, pois trata-se de várias disputas simultâneas, com vários esportes, mas apenas uma celebração.
Abobrinha do Dia
- A maior cama já construída foi feita em Xangai, na China. Comporta 30 colchões de casal e um cobertor gigante que pode abrigar até 65 pessoas de uma só vez.
- No início da Segunda Guerra Mundial, os alemães contavam com 50 mil pombos-correios.
- É comum nevar a chover ao mesmo tempo. Se a temperatura perto do solo estiver muito alta para haver somente neve e muito baixa para haver somente chuva, as duas ocorrem ao mesmo tempo. Os flocos de neve que não se derretem se juntam, formando blocos de gelo. É a chuva de granizo.
Efemérides
da Tradição Oral
Internacional da Tolerância
Nacional do Eletricitário
do Arcebispado da Bahia
Curiosidades do Dia
O Viaduto do Chá, no centro de São Paulo, tem esse nome porque ali, por volta de 1820, ocorreu uma das primeiras tentativas de se cultivar chá no Brasil. Erguido por uma empresa privada em 1892, sua estrutura metálica foi toda importada da Alemanha. Como a obra custou caro, a construtora decidiu cobrar pedágio dos pedestres que passavam por ali (três vinténs, moeda portuguesa usada na época). No início, ninguém reclamou. Antes da abertura do viaduto, transpor o Rio Anhangabaú era uma aventura arriscada. Quem saísse da Praça do Patriarca em direção ao Teatro Municipal, que nem existia naquele tempo, tinha que descer até o fundo do vale, passando por uma plantação de chá, cruzar uma pinguela sobre o rio e subir o empinado Morro do Chá. Por quase quatro anos houve protestos, até que a Prefeitura decidiu encampá-lo, liberando sua travessia.
Frases do Dia
“O povo que não respeita a criança não respeita a si mesmo e nem respeita o próprio futuro.”
Dom Paulo Evaristo Arns, religioso brasileiro
Santos do Dia
Santa Gertrudes Nasceu na Saxônia e era irmã de Santa Matilde. Em 1294, sagrou-se abadessa, e exerceu essa função em um mosteiro por 40 anos. Profunda conhecedora das Sagradas Escrituras, dedicava a maior parte de seu tempo à oração e tinha especial devoção por Virgem Maria. Morreu em 1334.
