02 de Junho

Aniversário

Túlio Maravilha - jogador de futebol (1969)

Caio Blat - ator (1980)

Johnny Weissmüller - ator (1904), falecido em 20/01/1984

Marquês de Sade - escritor (1740), falecido em 02/12/1814

Morte

Tim Lopes - jornalista (2002), nascido em 18/11/1950

Giuseppe Garibaldi - general (1882), nascido em 04/07/1807

Fatos do Dia

1865 - Um general confederado assinou a rendição e encerrou formalmente a Guerra Civil Americana. O principal comandante confederado, general Lee, já havia se rendido dias antes.

1952 - A rainha Elizabeth II foi coroada na Inglaterra. Pela primeira vez na história da monarquia britânica, a cerimônia foi transmitida pela TV.

1962 - Numa partida da Copa do Mundo, disputada no Chile, a polícia foi obrigada a apartar várias brigas entre jogadores chilenos e italianos. O jogo foi considerado um dos mais violentos da história do futebol. O Chile acabou vencendo por 2 x 0.

1964 - Foi criada a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), a fim de reivindicar os direitos do povo palestino sobre os territórios ocupados por Israel.

1976 - A professora mineira Adélia Prado lançou-se como escritora com o livro de poemas “Bagagem”.

1980 - O polonês João Paulo II foi o primeiro papa a visitar a Polônia – o primeiro também a visitar um país comunista.

1989 - Estreou nos Estados Unidos o filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, dirigido por Peter Weir e estrelado por Robin Williams.

Perguntas Curiosas

Por que a mula não pode ter filhotes?

A mula é o híbrido do cruzamento entre animais de espécies diferentes: a égua e o jumento. Ela é estéril porque não pode produzir óvulos. O burro, filhote macho que resulta do cruzamento da égua com o jumento, também não consegue produzir espermatozoides. Outra explicação é que tanto o macho quanto a fêmea não têm os órgãos genitais bem desenvolvidos, o que dificulta o acasalamento.

Abobrinha do Dia

  • Durante o reinado de Elizabeth I (1558-1603), da Inglaterra, foi instituído um imposto para homens barbados.
  • O colombiano Jaime Garcia fabricou um sapato de 3 metros de comprimento.
  • O indiano Shamsher Singh virou notícia em 1997 ao exibir uma barba de 1,83 metro, que ia do queixo à ponta do pé.

Efemérides

Mundial da Corrida

Internacional da Prostituta

Nacional da Imunização

da Mocidade Feminina

da Comunidade Italiana

Curiosidades do Dia

O nome verdadeiro do Marquês de Sade era Donatien­ Alphonse­ François Sade. Como escritor, ele descreveu o prazer de torturar e humilhar o parceiro para obter satisfação sexual. Ele usava a violência em busca do prazer, na intimidade das alcovas e das celas de prisões e asilos que frequentou. Foi por isso que esse hábito ganhou o nome de “sadismo”. Sua fama cresceu por causa das inúmeras queixas que as prostitutas faziam às autoridades policiais. Ele as levava a um apartamento alugado na rua Muffetard, em Paris. Ao chegar lá, as prostitutas eram apresentadas a uma coleção de chicotes, cinturões de couro e correntes.

Frases do Dia

“As pessoas são como os almanaques: você nunca encontra o que procura, mas sempre vale a pena dar uma olhada.”
Zelda Fitzgerald, escritora norte-americana

Santos do Dia

São Marcelino e São Pedro Os mártires viveram por volta de 304 e testemunharam a perseguição aos cristãos quando o império romano era governado por Diocleciano. Marcelino era sacerdote e Pedro exorcista. Os dois, obrigados a cavar a própria sepultura, seriam decapitados no meio da floresta para serem esquecidos. Quando menino, São Damaso teria ouvido o relato da morte dos santos pelo mesmo carrasco que cumpriu a sentença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Os repelentes não repelem os mosquitos, mas sim o impedem de sentir a presença humana.
  • O cavalo-marinho é o único peixe que usa o rabo para agarrar objetos.
  • Na Roma Antiga as mulheres já usavam biquínis.

Dia…

do Riso

Veja mais

Santo do dia

São Leonardo de Noblac e São Félix Leonardo nasceu na Gália, região da França entre 491 e 518. Viveu na corte do rei Clóvis, seu padrinho, que chegou a oferecer-lhe o posto de bispo, convite que foi recusado. A rainha da Aquitânia o recompensou com um mosteiro, que levou o nome de Noblac, depois que ele a ajudou a dar a luz. O “padroeiro dos presos e das parturientes” morreu em 559. Félix viveu na Tunísia e é citado por Santo Agostinho. Ele foi preso e morto por seguir o catolicismo.

Veja mais

Aniversários

Miguel Reale - jurista (1910), falecido em 14/04/2006

Emma Stone - atriz (1988)

Daniela Cicarelli - modelo (1979)

Dudu Nobre - cantor (1973)

Rebecca Romijn - atriz (1972)

Thandie Newton - atriz (1972)

Ethan Hawke - ator (1970)

Sally Field - atriz (1946)

Waltércio Caldas - artista plástico (1946)

Ray Conniff - músico (1916), falecido em 12/10/2002

Veja mais

Mortes

Anita Malfatti - pintora (1964), nascida em 02/12/1896

Piotr Ilich Tchaikovsky - compositor (1893), nascido em 07/05/1840

Veja mais

Frase do dia

“Se você quiser ter uma boa ideia, tenha uma porção de ideias.”
Thomas Alva Edison, inventor americano

Loading...