12 de Abril
Aniversário
Bobby Moore - jogador de futebol (1941), falecido em 24/02/1993
Montserrat Caballé - soprano (1933), falecida em 06/10/2018
Isabelle Drummond - atriz (1994)
Claire Danes - atriz (1979)
Jordana Spiro - atriz (1977)
Camila Morgado - atriz (1975)
Fernando Meligeni - tenista (1971)
Walter Salles Júnior - cineasta (1956)
Andy Garcia - ator (1956)
Raul Pompéia - escritor (1863), falecido em 25/12/1895
Chico Anysio - humorista (1931), falecido em 23/03/2012
Morte
Giorgio Bassani - cineasta (2000), nascido em 04/03/1916
Joe Louis - pugilista (1981), nascido em 13/05/1914
Franklin Roosevelt - político (1945), nascido em 30/01/1882
Fatos do Dia
1633 - Galileu Galilei foi condenado por heresia pela Inquisição, porque criticou e contestou o sistema aristotélico, defendido pela Igreja Católica. Ele passou o resto da vida em prisão domiciliar.
1861 - Começou a Guerra Civil Americana, quando os Confederados (Estados do Sul dos EUA, escravocratas) atacaram um quartel da União na Carolina do Sul.
1911 - O primeiro vôo entre Londres e Paris, sem escala, foi realizado em 3 horas e 56 minutos.
1944 - O presidente Getúlio Vargas declarou que o Brasil não entraria em conflito com outros países da América do Sul.
1961 - O primeiro homem a entrar em órbita, o soviético Yuri Gagarin, anunciou da nave Vostok: “A Terra é azul”.
1980 - Um Boeing 727 da Transbrasil caiu na aproximação ao Aeroporto Internacional de Florianópolis. Das 58 pessoas a bordo, 55 morreram.
1981 - Morreu aos 66 anos Joe Louis, um dos maiores pugilistas do mundo. Ele manteve o cinturão dos pesos pesados por 12 anos consecutivos.
1981 - O ônibus especial Columbia foi a primeira nave do gênero a ir ao espaço, com dois astronautas. Ela voltou à Terra dois dias depois.
Perguntas Curiosas
O que é o gelo seco?
O gelo seco é a forma sólida do gás carbônico derivado de outras substâncias. Para produzi-lo, é preciso primeiro comprimir o gás em tanques e resfriá-lo até 20 graus negativos para liquefazê-lo. Depois disso, toda a pressão é eliminada bruscamente e ele se expande. O gás que fica no tanque absorve calor e o líquido se solidifica a uma temperatura de 78,5 graus negativos. Em contato com o ar, a substância desprende vapores.
Abobrinha do Dia
- As abelhas não possuem audição.
- O Mar Morto é, na verdade, um lago.
- Existem mais pessoas que falam inglês na China do que nos Estados Unidos.
Efemérides
Nacional do Humorista
do Hamster
Nacional do Ar
da Intendência do Exército
do Cosmonauta
da Carta Régia
da Parteira
do Obstetra
Curiosidades do Dia
O “Vale dos Dinossauros”, na Paraíba, é o local onde se pode encontrar o maior número de pegadas de dinossauros no mundo todo. São 505 trilhas de 51 espécies diferentes de dinossauros que habitaram essa região há 120 milhões de anos.
Frases do Dia
“Um bom marido nunca se lembra da idade da mulher, mas de seu aniversário.”
Jacques Audiberti, poeta francês
Santos do Dia
São Zenon e Santa Ida São Zenon nasceu na África e passou grande parte de sua vida em Verona, na Itália. Ele é reconhecido por ter resgatado e cuidado dos prisioneiros dos bárbaros por volta do ano 378. Filha do duque Godofredo de Lorraine, Ida nasceu em 1040. O parentesco com nobres como o imperador Carlos Magno e Carlos, o Calvo, sempre a manteve perto da riqueza. Com a morte de seu marido, o conde Eustáquio II, de Bolonha, Ida dedicou-se à distribuição de bens entre os humildes. Ela morreu em 1113.
