10 curiosidades sobre o “Garoto Bombril”

2 de junho de 2020

Carlos Alberto Bonetti Moreno é o ator que interpreta o “Garoto Bombril” desde o início da campanha, em 1978. Moreno foi escolhido entre 40 candidatos. Ele foi descoberto por Oscar Caporalli, um dos sócios da produtora de comerciais ABA, que assistiu à peça “Folias Bíblicas”, na qual o ator participava.

O personagem foi criado para promover os outros produtos da marca Bombril, como Mon Bijou, Rid e Sapólio Radium. No vídeo de teste de Carlos Moreno, ele vende o produto Bril como “um pouquinho mais caro que o outro, mas com um preparado na fórmula que não deixa estragar as suas mãos”.

Leia também: O Bombril tem mesmo 1001 utilidades?

O Garoto Bombril é um químico desajeitado que trabalha na empresa. A ideia de um personagem frágil e humano foi concebida por Washington Olivetto e Francesc Petit, da agência de publicidade DPZ, depois de perceberem que os comerciais de produtos de limpeza eram muito machistas, com mulheres sempre realizando trabalhos manuais. Moreno conta que os trejeitos do personagem foram inspirados em atuações de Woody Allen e Marco Nanini.

Moreno é formado em Arquitetura. Fez parte do elenco dos programas “Rá-Tim-Bum” e “Viva o Gordo”.

O ator Carlos Moreno é muito mais alto que o desejado para o papel, que inspirava fragilidade. Para resolver esse problema, Petit mandou que a bancada usada por ele fosse mais alta que o normal, criando a ilusão de o Garoto Bombril ser menor.

Várias pessoas foram imitadas pelo Garoto Bombril. Alguns exemplos: Charles Chaplin, Ronaldo Fenômeno, Xuxa, Padre Marcelo Rossi, Mona Lisa, Papa Bento XVI e Barack Obama.

Em 1981, o Garoto Bombril saiu do ar pela primeira vez. Era tudo planejado: três comerciais que contavam uma história, a saída e o retorno do Garoto Bombril. Só que o público não sabia, e enviou diversas cartas para a Bombril pedindo a volta do garoto-propaganda.

Depois de 26 anos de sucesso e 377 peças publicitárias, Washington Olivetto decidiu que era a hora de realmente aposentar o personagem. O último comercial foi ao ar em 19 de agosto de 2004. Nele, o Garoto Bombril tranquilizava as telespectadoras: “Não se preocupem, fiz um bom pé-de-meia”.  O personagem entrou para o Guinness Book como a campanha que ficou mais tempo no ar em toda a história da propaganda mundial.

Logo depois que os comerciais deixaram de ser exibidos, Carlos Moreno recebeu uma proposta para ser o novo garoto-propaganda da Assolan, maior concorrente da Bombril. O ator recusou o convite. Em 2005 e 2006, ele fez comerciais para a financeira Fininvest.

No dia 4 de junho de 2006, no intervalo do programa “Fantástico”, o Garoto Bombril voltou à ativa. A trilha sonora era “Outra Vez”, da cantora Isolda. O Garoto Bombril canta: “Você foi o maior dos meus casos/de todos os abraços/o que eu nunca esqueci”. De 2007 a 2009, foram gravados mais 17 vídeos com Carlos Moreno. Em 2012, ele fez um comercial sobre a final do Corinthians na Libertadores. Em 2013 e 2015, o personagem entrou na campanha “Mulheres Evoluídas”.

Últimas Curiosidades

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *