07 de Outubro

Aniversário

Pitty - cantora (1977)

Aline Barros - cantora (1976)

Dida - jogador de futebol (1973)

Vladimir Putin - político (1952)

Desmond Tutu - bispo (1931), falecido em 26/12/2021

Niels Bohr - físico (1885), falecido em 18/11/1962

Morte

Rafael Tobias Aguiar - político (1857), nascido em 04/10/1795

Edgar Allan Poe - escritor (1849), nascido em 19/01/1809

Fatos do Dia

2003 - O ator Arnold Schwarzenegger ganhou a eleição para governador do estado da Califórnia (EUA).

1995 - O papa João Paulo II celebrou uma missa para 250 mil católicos em Nova York, nos Estados Unidos.

1994 - A China fez um teste nuclear no deserto de Lop Nor. Os Estados Unidos, a Rússia, a França e o Reino Unido protestaram.

1982 - Estreou na Broadway o musical Cats, de Andrew Lloyd Webber. O espetáculo permaneceu em cartaz por 18 anos.

1981 - No Egito, o vice-presidente Hosni Mubarak foi nomeado sucessor do presidente Anuar Sadat, assassinado por fundamentalistas islâmicos.

1963 - Os Estados Unidos, a Inglaterra e a União Soviética assinaram um tratado proibindo a realização de testes nucleares.

1932 - Plínio Salgado lançou um manifesto que criou a Ação Integralista Brasileira, de ideais fascistas.

1985 - Terroristas palestinos seqüestraram o navio italiano Achille Lauro. Eles foram presos dias depois, quando caças americanos interceptaram o avião no qual fugiam do Egito para a Líbia.

1971 - Aos 19 anos, Mequinho se tornou o primeiro brasileiro a vencer o Torneio Internacional de Xadrez, realizado na Iugoslávia.

1949 - Foi criada a República Democrática Alemã (Alemanha Oriental). Essa foi a parte do país que ficou sob os cuidados da União Soviética depois da Segunda Guerra Mundial. O outro bloco, controlado pelos EUA, França e Grã Bretanha, deu origem a República Federal Alemã.

2012 - Hugo Chávez foi eleito pela última vez presidente da Venezuela. Com 55% dos votos válidos, ele superou o opositor Henrique Capriles, mas não chegou a assumir o seu quarto mandato por problemas de saúde que levariam ao seu falecimento, em 5 de março de 2013.

Perguntas Curiosas

Por que a pimenta nos faz espirrar?

Um dos culpados disso é o óleo encontrado na pimenta, que é retirado das sementes da planta e é usado para condimentar lingüiças, molhos, carnes, etc. Outra culpada é a piperina, substância presente nas pimentas preta e branca. Mas espirramos principalmente porque costuma-se usar a pimenta em pó, e quando suas partículas são aspiradas pelo nariz, o organismo tende a expeli-las, assim como faz com qualquer outro tipo de pó.

Abobrinha do Dia

  • Um homem bêbado pediu a um amigo um barco emprestado na Dinamarca e acabou dormindo no leme. A embarcação foi encontrada pela polícia à deriva na costa sul da Noruega.
  • Um tubarão pode cheirar uma gota de sangue em uma piscina.
  • A superfície da Lua é menor que a Ásia.

Efemérides

do Compositor

Curiosidades do Dia

Hoje se comemora o Dia do Compositor. Quando gravava com Tom Jobim a música Corcovado, o compositor João Gilberto engasgava sempre no mesmo verso: Um cigarro e um violão/Este amor, uma canção…. Até que sugeriu trocar a palavra cigarro por cantinho. O maestro Jobim, que fumava perto de três maços de cigarro por dia, aceitou a ideia do ex-fumante. Aliás, João tem tanto horror a qualquer tipo de fumo que atribui a isso o fracasso no início de sua carreira.

Frases do Dia

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”
São Francisco de Assis

Santos do Dia

Nossa Senhora do Rosário O papa Pio V introduziu a celebração de Nossa Senhora do Rosário para comemorar a vitória dos cristão contra os turcos em Lepanto, na Grécia, no ano de 1571. Por esse motivo, a santa foi inicialmente chamada de Santa Maria da Vitória. Na Idade Média, os vassalos costumavam presentear seus soberanos com coroas de flores. Os cristãos adotaram o costume. Eles oferecem à Maria a tríplice coroa, que simboliza a alegria, as dores e a glória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • As sombras dos objetos são maiores no inverno do que no verão.
  • Calcula-se cerca de três ratos por habitante no planeta. Em São Paulo, a média sobre para quinze por morador.
  • As referências mais antigas de beijos foram esculpidas por volta de 2.500 a. C. nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia.

Dia…

da Adoção

do Orgulho Nerd e da Toalha

Internacional da Tireoide

Mundial dos Vizinhos

Internacional das Crianças Desaparecidas

do Sapateado

da África

da Costureira

Nacional do Massagista

da Indústria e do Industrial

Veja mais

Santo do dia

Santa Maria Madalena de Pazzi Maria Madalena nasceu em 1566 e pertenceu a uma das famílias mais importantes de Florença no século XVI. Ela participou da história da Igreja na Itália trocando correspondência com o papa e autoridades de Estado. Mística, Maria Madalena tinha visões e revelações. O seu livro Contemplações é considerado um tratado de teologia. Ela foi mestra de noviças e morreu no convento de Santa Maria dos Anjos, em Florença, em 25 de maio de 1607. Foi canonizada em 1669.

Veja mais

Aniversários

Chris Durán - cantor (1976)

Tite - técnico de futebol (1961)

Rogéria - transformista (1943), falecida em 04/09/2017

Branca Ribeiro - apresentadora de TV (1937), falecida em 05/07/2007

Anne Heche - atriz (1959)

Joaquim Pedro de Andrade - cineasta (1932), falecido em 10/09/1988

Miles Davis - músico (1926), falecido em 28/09/1991

Veja mais

Mortes

Robert Capa - fotógrafo (1954), nascido em 22/10/1913

Roberto Simonsen - empresário (1948), nascido em 18/02/1889

Veja mais

Frase do dia

“Vivemos tempos sombrios, onde as piores pessoas perdem o medo e as melhores perdem a esperança.”
Hannah Arendt, filósofa alemã

Loading...