14 de Setembro

Aniversário

Joana Fomm - atriz (1939)

Dom Paulo Evaristo Arns - religioso (1921), falecido em 14/12/2016

Ismael Silva - cantor e compositor (1905), falecido em 14/03/1978

Fernanda Vasconcellos - atriz (1984)

Amy Winehouse - cantora (1983), falecida em 23/07/2011

Marcos Breda - ator (1960)

Arlindo Cruz - músico (1958)

Morte

Patrick Swayze - ator (2009), nascido em 18/08/1954

Grace Kelly - atriz e Princesa de Mônaco (1982), nascida em 12/11/1929

Isadora Duncan - dançarina (1927), nascida em 27/05/1877

Fatos do Dia

1977 - Em convenção nacional extraordinária, o MDB aprovou a tese em favor de uma Assembléia Constituinte e pediu ampla anistia política.

1975 - A pintura "Ronda Noturna", de Rembrandt, foi esfaqueada por um desempregado em Amsterdã, na Holanda.

1974 - Foi inaugurada a primeira linha do Metrô de São Paulo. O trecho inicial cobria o percurso Jabaquara-Vila Mariana.

1974 - Eric Clapton chegou ao primeiro lugar nas paradas de sucesso pela primeira vez com I Shot the Sheriff, sua versão para uma música de Bob Marley.

1973 - A candidatura dos generais Ernesto Geisel e Adalberto Pereira dos Santos para presidente e vice-presidente da República, respectivamente, foi homologada pela Arena, o partido governista.

1930 - O Partido Socialista Nacional venceu as eleições na Alemanha, tornando-se o segundo maior partido do parlamento.

1927 - A bailarina americana Isadora Duncan morreu aos 50 anos em Nice, na França. Ela foi enforcada por um véu que enroscou no pneu do carro conversível.

1812 - Napoleão entrou em Moscou, mas encontrou a cidade vazia. O exército havia se retirado, levando todos os suprimentos que os franceses poderiam usar.

1752 - O calendário gregoriano foi adotado no Império Britânico, pulando do dia 2 para o dia 14 de setembro.

1982 - Um desmaio provocou o acidente de carro que matou a atriz Grace Kelly, casada com o príncipe Rainier de Mônaco. Ela estava com 52 anos.

1960 - Os países produtores de petróleo encerraram um encontro, em Bagdá, no Iraque, com a formação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Perguntas Curiosas

Por que o macaco babuíno tem o bumbum azul?

Na verdade, o macaco que tem a cara e também o bumbum azul não é o babuíno, mas o mandril (Mandrillus sphinx), como o Rafiki do desenho O Rei Leão. As cores são um fator-chave na vida sexual desse bicho. Na hora do acasalamento, seu traseiro fica ainda mais azul, assim como o peito, e manchinhas vermelhas aparecem nos pulsos e canelas do animal ? tudo isso para mostrar para o parceiro ou parceira que está pronto. Outra função do bumbum colorido é a de localização: no meio da mata, fica mais fácil reconhecer os membros do bando. Mas os mandris não são os únicos macacos a usar um tom diferente no derrière para se comunicar. "As fêmeas do babuíno da espécie Papio anubis e também dos chimpanzés ficam com o bumbum inchado e bem vermelho para avisar aos machos que estão no cio", conta Cláudio V. Pádua, professor de Manejo de Fauna da Universidade de Brasília (DF), "A cor também pode indicar quem é o mais forte, o mais poderoso e servir para diferenciar o macho da fêmea". Entre os mandris, por exemplo, a cor azul é mais pronunciada nos machos adultos que nos jovens e nas fêmeas.

Abobrinha do Dia

  • Em 1784, uma praga de 300 milhões de grilos invadiu a África do Sul.
  • Em 1 g de terra do solo, há 2.500 milhões de bactérias, 500 mil fungos, 50 mil algas e 30 mil protozoários.
  • O humorista sueco Fredrik Wikingsson apareceu na televisão local comendo um pedaço de carne das próprias nádegas.

Efemérides

do Operador de Redes Telefônicas

do Guarda Civil Metropolitano

do Frevo

da Cruz

da Comunidade Muçulmana

Curiosidades do Dia

A spice girl Victoria Adams confidenciou que seu namorado, o famoso jogador de futebol David Beckhman, gostava de vestir suas calcinhas. Uma pesquisa mostrou que um em cada sete ingleses tem esse costume. A maioria, no entanto, disse que não teria coragem de usar calcinhas ao sair de casa. Motivo: medo de sofrer um acidente e terem seu segredo descoberto.

Frases do Dia

“A vida sem música é uma jornada pelo deserto.


Pat Conroy, escritor americano

Santos do Dia

Exaltação da Santa Cruz A Santa Cruz foi festejada pela primeira vez em 335, em Jerusalém. A comemoração relembra a construção das basílicas de Martyrium ou Ad Crucem, no Monte do Gólgota, e Anástasis, a “Basílica da Ressurreição”, onde Jesus morreu e ressuscitou. Elas foram construídas por Constantino para a exaltação da Cruz de Cristo. Roubada pelos persas, a cruz foi recuperada pelo imperador Heráclito, que a carregou nas costas até Jerusalém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Até algumas horas depois da morte, o corpo humano ainda é capaz de… soltar pum!
  • Notafilia é o estudo dos desenhos e escritos nas cédulas de dinheiro.
  • Dentes-de-leão são diuréticos naturais. Ingerir a planta pode estimular a micção.

Dia…

do Maratonista

Internacional da Cerveja

Veja mais

Santo do dia

São Caetano de Tiene Caetano de Thiene nasceu na Itália, no ano de 1480. Ele foi contemporâneo de Lutero, protagonista da Reforma Protestante. Ordenado sacerdote em Roma, passou a integrar o grupo dos Oratorianos do Amor Divino. Em 1524, fundou a Ordem dos Teatinos Regulares juntamente com João Pedro Carafa, que se tornaria o papa Paulo IV. A instituição pretendia renovar o clero, que na época havia deixado as questões espirituais um pouco de lado. São Caetano morreu em 1547, em Nápoles.

Veja mais

Aniversários

Yoná Magalhães - atriz (1935), falecida em 20/10/2015

David Duchovny - ator (1960)

Raul Gazolla - ator (1955)

Atílio Fontana - empresário (1900), falecido em 15/03/1989

Veja mais

Mortes

Oliver Hardy - comediante (1957), nascido em 18/01/1892

Papa Paulo VI - religioso (1978), nascido em 26/09/1897

Orlando Silva - cantor (1978), nascido em 03/10/1915

Jorge Amado - escritor (2001), nascido em 10/08/1912

Celso Blues Boy - guitarrista (2012), nascido em 05/01/1956

Veja mais

Frase do dia

“O importante é não parar de questionar; a curiosidade tem sua própria razão de existir.”
Albert Einstein, físico alemão

Loading...