11 de Setembro
Aniversário
Franz Beckenbauer - jogador de futebol (1945), falecido em 07/01/2024
Ludacris - rapper (1977)
Bashar al-Assad - político (1965)
Brian de Palma - cineasta (1940)
Morte
Salvador Allende - político (1973), nascido em 26/06/1908
Peter Tosh - músico (1987), nascido em 19/10/1944
Fatos do Dia
2001 - Quatro aviões foram seqüestrados por terroristas afegãos nos Estados Unidos. Dois deles foram lançados contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, que acabou desabando. Morreram 2.801 pessoas.
2025 - O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar um golpe para se manter no poder depois de ser derrotado na eleição de 2022. O STF responsabilizou Bolsonaro pelos crimes de golpe de Estado, abolição do Estado democrático de Direito, organização criminosa armada e danos de patrimônios públicos. Outros sete réus da trama golpista, cinco deles militares, também foram condenados.
1996 - O ex-presidente Ernesto Geisel morreu em decorrência de problemas respiratórios, no Rio de Janeiro. Ele tinha 88 anos. Seu governo, de 1974 a 1979, iniciou o processo de abertura política, depois do golpe militar de 1964.
1987 - O cantor Peter Tosh foi assassinado aos 42 anos, na Jamaica. Três homens invadiram a casa do músico para roubá-lo e acabaram o matando. Um deles era amigo de Tosh.
1983 - Os irmãos iatistas Torben e Lars Grael conquistaram o título para o Brasil no Campeonato Mundial de Snipe, em Portugal.
1970 - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acabou com a obrigatoriedade de uma pessoa não católica, casada com católica, educar os filhos segundo os princípios cristãos.
1998 - O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento anunciaram apoio às medidas econômicas tomadas pelo governo brasileiro para defender o real.
1973 - Liderados pelo general Augusto Pinochet, militares deram um golpe no Chile e provocaram a morte do presidente socialista Salvador Allende.
Perguntas Curiosas
O que acontece com o nosso corpo quando estamos sonhando?
Fisicamente, as condições em que os sonhos acontecem são bastante antagônicas: ao mesmo tempo em que o corpo fica relaxado, trata-se de um momento de intensa atividade cerebral. Durante o sono, os olhos se movem ininterruptamente, como se estivessem enxergando as cenas experimentadas. O resto do corpo, em um mecanismo de defesa, fica completamente relaxado (exceto nas pessoas que sofrem de sonambulismo). De acordo com as emoções vividas no sonho, podem ocorrer suores e alterações nos batimentos cardíacos.
Abobrinha do Dia
- Na França, é proibido batizar um porco de Napoleão.
- Em todos os episódios de “Os Simpsons”, o cabelo de Bart tem 9 pontas.
- Os meses que começam em um domingo sempre têm uma sexta-feira 13.
Efemérides
do Cerrado
do Árbitro Esportivo
Curiosidades do Dia
Em 11 de setembro de 2001, quatro aviões foram sequestrados por terroristas afegãos nos Estados Unidos. Dois deles foram lançados contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, que acabaram desabando. Morreram 2.819 pessoas. Foram recolhidos 65.000 objetos pessoais dos escombros. Entre eles estavam: 144 anéis, 437 relógios, 77 colares, 119 brincos e 80 pulseiras. As cédulas de dólares recolhidas nos destroços encheram 60 sacos de lixo de 100 litros cada.
Frases do Dia
“Gosto desta ideia: que o amor é uma forma de conversação em que as palavras agem em vez de serem faladas.”
D. H. Lawrence, escritor inglês
Santos do Dia
Bem-aventurado João Gabriel Perboyre e São Paciente Filho de camponeses, Gabriel nasceu na França, em 1802. Entrou para a vida religiosa em 1820, na ordem dos lazaristas de Montauban. Cinco anos depois tornou-se sacerdote e foi enviado à China. Depois de muitas prisões, foi torturado e crucificado em 1840. Paciente é do século V. Nascido em Lion, na França, numa época de muita fome, procurou trigo nas margens dos rios Rodano e Saone para alimentar a população.
