11 de Setembro

Aniversário

Franz Beckenbauer - jogador de futebol (1945), falecido em 07/01/2024

Ludacris - rapper (1977)

Bashar al-Assad - político (1965)

Brian de Palma - cineasta (1940)

Morte

Salvador Allende - político (1973), nascido em 26/06/1908

Peter Tosh - músico (1987), nascido em 19/10/1944

Fatos do Dia

2001 - Quatro aviões foram seqüestrados por terroristas afegãos nos Estados Unidos. Dois deles foram lançados contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, que acabou desabando. Morreram 2.801 pessoas.

2025 - O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar um golpe para se manter no poder depois de ser derrotado na eleição de 2022. O STF responsabilizou Bolsonaro pelos crimes de golpe de Estado, abolição do Estado democrático de Direito, organização criminosa armada e danos de patrimônios públicos. Outros sete réus da trama golpista, cinco deles militares, também foram condenados.

1996 - O ex-presidente Ernesto Geisel morreu em decorrência de problemas respiratórios, no Rio de Janeiro. Ele tinha 88 anos. Seu governo, de 1974 a 1979, iniciou o processo de abertura política, depois do golpe militar de 1964.

1987 - O cantor Peter Tosh foi assassinado aos 42 anos, na Jamaica. Três homens invadiram a casa do músico para roubá-lo e acabaram o matando. Um deles era amigo de Tosh.

1983 - Os irmãos iatistas Torben e Lars Grael conquistaram o título para o Brasil no Campeonato Mundial de Snipe, em Portugal.

1970 - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acabou com a obrigatoriedade de uma pessoa não católica, casada com católica, educar os filhos segundo os princípios cristãos.

1998 - O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento anunciaram apoio às medidas econômicas tomadas pelo governo brasileiro para defender o real.

1973 - Liderados pelo general Augusto Pinochet, militares deram um golpe no Chile e provocaram a morte do presidente socialista Salvador Allende.

Perguntas Curiosas

O que acontece com o nosso corpo quando estamos sonhando?

Fisicamente, as condições em que os sonhos acontecem são bastante antagônicas: ao mesmo tempo em que o corpo fica relaxado, trata-se de um momento de intensa atividade cerebral. Durante o sono, os olhos se movem ininterruptamente, como se estivessem enxergando as cenas experimentadas. O resto do corpo, em um mecanismo de defesa, fica completamente relaxado (exceto nas pessoas que sofrem de sonambulismo). De acordo com as emoções vividas no sonho, podem ocorrer suores e alterações nos batimentos cardíacos.

Abobrinha do Dia

  • Na França, é proibido batizar um porco de Napoleão.
  • Em todos os episódios de “Os Simpsons”, o cabelo de Bart tem 9 pontas.
  • Os meses que começam em um domingo sempre têm uma sexta-feira 13.

Efemérides

do Cerrado

do Árbitro Esportivo

Curiosidades do Dia

Em 11 de setembro de 2001, quatro aviões foram sequestrados por terroristas afegãos nos Estados Unidos. Dois deles foram lançados contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, que acabaram desabando. Morreram 2.819 pessoas. Foram recolhidos 65.000 objetos pessoais dos escombros. Entre eles estavam: 144 anéis, 437 relógios, 77 colares, 119 brincos e 80 pulseiras. As cédulas de dólares recolhidas nos destroços encheram 60 sacos de lixo de 100 litros cada.

Frases do Dia

“Gosto desta ideia: que o amor é uma forma de conversação em que as palavras agem em vez de serem faladas.”
D. H. Lawrence, escritor inglês

Santos do Dia

Bem-aventurado João Gabriel Perboyre e São Paciente Filho de camponeses, Gabriel nasceu na França, em 1802. Entrou para a vida religiosa em 1820, na ordem dos lazaristas de Montauban. Cinco anos depois tornou-se sacerdote e foi enviado à China. Depois de muitas prisões, foi torturado e crucificado em 1840. Paciente é do século V. Nascido em Lion, na França, numa época de muita fome, procurou trigo nas margens dos rios Rodano e Saone para alimentar a população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Até algumas horas depois da morte, o corpo humano ainda é capaz de… soltar pum!
  • Notafilia é o estudo dos desenhos e escritos nas cédulas de dinheiro.
  • Dentes-de-leão são diuréticos naturais. Ingerir a planta pode estimular a micção.

Dia…

do Maratonista

Internacional da Cerveja

Veja mais

Santo do dia

São Caetano de Tiene Caetano de Thiene nasceu na Itália, no ano de 1480. Ele foi contemporâneo de Lutero, protagonista da Reforma Protestante. Ordenado sacerdote em Roma, passou a integrar o grupo dos Oratorianos do Amor Divino. Em 1524, fundou a Ordem dos Teatinos Regulares juntamente com João Pedro Carafa, que se tornaria o papa Paulo IV. A instituição pretendia renovar o clero, que na época havia deixado as questões espirituais um pouco de lado. São Caetano morreu em 1547, em Nápoles.

Veja mais

Aniversários

Yoná Magalhães - atriz (1935), falecida em 20/10/2015

David Duchovny - ator (1960)

Raul Gazolla - ator (1955)

Atílio Fontana - empresário (1900), falecido em 15/03/1989

Veja mais

Mortes

Oliver Hardy - comediante (1957), nascido em 18/01/1892

Papa Paulo VI - religioso (1978), nascido em 26/09/1897

Orlando Silva - cantor (1978), nascido em 03/10/1915

Jorge Amado - escritor (2001), nascido em 10/08/1912

Celso Blues Boy - guitarrista (2012), nascido em 05/01/1956

Veja mais

Frase do dia

“O importante é não parar de questionar; a curiosidade tem sua própria razão de existir.”
Albert Einstein, físico alemão

Loading...