15 de Julho

Aniversário

Brian Austin Green - ator (1973)

Samuel Rosa - cantor (1966)

Forest Whitaker - ator (1961)

Ian Curtis - músico (1956), falecido em 18/05/1980

Mário Kempes - jogador de futebol (1954)

Walter Benjamin - filósofo (1892), falecido em 27/09/1940

Rembrandt Van Rijn - pintor (1606), falecido em 4/10/1669

Morte

Roberto Leal - cantor (2019), nascido em 27/11/1951

Tom Wolfe - escritor (1938), nascido em 03/10/1900

Alphonsus Henrique de Guimaraens - poeta (1921), nascido em 24/07/1870

Fatos do Dia

1799 - A Pedra de Roseta foi encontrada na aldeia egípcia de Roseta por um soldado da tropa de Napoleão Bonaparte. Essa pedra permitiu que o egiptólogo Jean-François Champollion decifrasse a linguagem dos hieróglifos duas décadas depois. Ela está no Museu Britânico, em Londres, desde 1802.

1910 - O psiquiatra alemão Emil Kraepelin deu nome à doença de Alzheimer, em homenagem ao colega Alois Alzheimer.

1968 - Um jato soviético desembarcou no aeroporto de Nova York iniciando os voos comerciais entre a União Soviética e os Estados Unidos.

1970 - A Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (FEBEM) foi criada a partir da aprovação de um projeto de lei no Senado.

1983 - Um atentado a bomba, provocado por armênios que queriam sua independência étnica, matou oito pessoas na França.

1988 - O naufrágio do barco Correio de Arari, em Belém, capital do Pará, matou 58 pessoas.

Perguntas Curiosas

Por que se guarda o vinho deitado?

A garrafa de vinho deve ser mantida na horizontal por causa da rolha. É que, por ser fabricada com uma fibra vegetal, a rolha pode ficar ressecada e, com o tempo, fazer com que se abram poros em toda a sua extensão. Quando os poros são muito grandes, permitem que o ar entre na garrafa e aí é que mora o perigo: o oxigênio pode oxidar o vinho ou até fazer com que a bebida se transforme em vinagre. Quando a garrafa é mantida na horizontal, a rolha fica encharcada com o próprio vinho e se expande, aumentando seu poder de vedação ao máximo. Mas atenção: uma vez aberta, é melhor que a garrafa fique na vertical mesmo, para evitar o contato do vinho com o ar em seu interior.

Abobrinha do Dia

  • O pintor francês Paul Cézanne tinha um papagaio, que aprendeu a repetir uma única frase: “Cézanne é um ótimo pintor”.
  • O sal corresponde a 3,5% do oceano.
  • No começo da década de 1950, a loja de departamentos Macy’s, em Nova York, contratou cães dobermans como guardas-noturnos.

Efemérides

Nacional dos Clubes

Internacional do Homem

Curiosidades do Dia

O holandês Rembrandt pintou o quadro Os síndicos da guilda dos fabricantes de tecido em 1662. Não agradou aos clientes que o haviam encomendado. Disseram que a obra não tinha sido “decentemente pintada”. Hoje o quadro é considerado uma das obras-primas do artista holandês. Ele fez mais de 75 auto-retratos e, dessa forma, registrou praticamente todos as fases de sua vida. Conheça 15 pintores curiosos.

Frases do Dia

“Quem lê muito e viaja muito, muito vê e muito sabe.”
Miguel de Cervantes, escritor espanhol, em “Dom Quixote”

Santos do Dia

São Boaventura Homem de bom senso, Boaventura nasceu em Bagnoregio, no ano de 1218. Entrou para a ordem dos franciscanos e foi discípulo de Alexandre Hales e São Tomás, em Paris. Lecionou teologia e foi eleito Ministro Geral dos Frades Menores com 36 anos. Quando tornou-se cardeal, recebeu do papa a missão de preparar o segundo Concílio de Lyon para 7 de maio de 1274. Boaventura morreu em julho do mesmo ano e deixou 11 volumes de síntese teológica baseada em Santo Agostinho e Platão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Em sua juventude, Pablo Picasso queimou alguns quadros para se aquecer no inverno.
  • A centopeia percorre 100 metros em 3 minutos e 25 segundos. Já o caracol demora 2 horas e 4 minutos.
  • Diz a lenda que o filósofo Demócrito arrancou os olhos para não se distrair e meditar melhor.

Dia…

Mundial de Combate ao Fumo

Mundial dos Meios de Comunicação Social

dos Comissários de Voo

Veja mais

Santo do dia

Visitação de Nossa Senhora A data comemora a visita de Maria à prima Santa Isabel, mãe de São João Batista. Segundo o relato de São Lucas, esta teria sido a primeira vez que se ouviu o canto Magnificat. Para a Assembléia dos Bispos de Puebla, este canto é o espelho da alma de Maria e serve para todos os que sabem enfrentar as adversidades.

Veja mais

Aniversários

Brooke Shields - atriz (1965)

Marco Nanini - ator (1948)

Wayne Carson - compositor (1943), falecido em 20/07/2015

Luiz Carlos Miéle - ator (1938), falecido em 14/10/2015

Clint Eastwood - ator (1930)

Príncipe Rainier de Mônaco - político (1923), falecido em 06/04/2005

Veja mais

Mortes

Maurício Torres - apresentador (2014), nascido em 14/02/1971

Veja mais

Frase do dia

“Para sermos felizes até certo ponto é preciso que tenhamos sofrido até o mesmo ponto.”
Edgard Allan Poe, escritor norte-americano

Loading...