16 de Abril

Aniversário

Joseph Ratzinger - Papa Bento XVI (1927), falecido em 31/12/2022

Gabriella Sabatini - tenista (1970)

Kareem Abdul-Jabbar - jogador de basquete (1947)

Júlio Medaglia - maestro (1938)

Ruy Mesquita - empresário e jornalista (1925), falecido em 21/04/2013

Olavo Setúbal - banqueiro e político (1923), falecido em 27/08/2008

Charlie Chaplin - ator (1889), falecido em 25/12/1977

Morte

Francisco Matarazzo Sobrinho - industrial (1977), nascido em 20/02/1898

Dona Ivone Lara - cantora (2018), nascida em 13/04/1922

Paulo Barboza - radialista (2018), nascido em 14/05/1944

Maria Lenk - nadadora (2007), nascida em 15/01/1915

Fatos do Dia

1917 - O líder político russo Vladimir Lênin publicou "Tese de Abril". Na obra, ele defendia a participação do povo na revolução.

1922 - A União Soviética restabeleceu relações diplomáticas com a Alemanha, quatro anos depois do fim da Primeira Guerra Mundial.

1943 - O químico Albert Hoffman consumiu acidentalmente o LSD-25, droga que ele havia criado em 1938, e descobriu seus efeitos alucinógenos.

1947 - O milionário Bernard Baruch usa o termo “guerra fria” em um discurso para descrever as relações entre os Estados Unidos e a União Soviética. O termo logo foi adotado em todo o mundo.

1982 - A rainha Elizabeth II, da Inglaterra, proclamou a nova Constituição do Canadá e pôs fim à dominação inglesa no país.

Perguntas Curiosas

Por que o oxigênio da Terra não se esgota?

O oxigênio é constantemente renovado com a fotossíntese realizada pelas plantas. Elas se alimentam principalmente de água e gás carbônico. A fotossíntese é o processo de obtenção de energia da planta que transforma gás carbônico em oxigênio. O oxigênio da Terra é proveniente, em grande parte, do plâncton marinho.

Abobrinha do Dia

  • Os cães da raça boxer (“boxeador”, em inglês) ganharam esse nome porque, quando estão agitados, costumam erguer-se sobre as patas traseiras e fazer movimentos de soco com as patas dianteiras.
  • Os números arábicos foram inventados por indianos.
  • Originalmente, o nome do personagem Luke Skywalker, da série de filmes Star Wars, era Luke Starkiller. A produção mudou de ideia no início das gravações.

Efemérides

Nacional da Voz

Curiosidades do Dia

O comediante inglês Charles Chaplin fez sua primeira apresentação artística em um cabaré. Ele tinha apenas 5 anos quando teve de cantar uma música no lugar de sua mãe, que havia ficado doente.

Frases do Dia

“O segredo do sucesso é manter suas qualidades infantis.”
Robert Greene, escritor norte-americano

Santos do Dia

Santa Bernadete Soubirous e São Bento Labre Nascida em Lourdes em 1844, Santa Bernadete teria ouvido de Nossa Senhora, em uma de suas aparições, que ela não seria feliz nesse mundo. Foi rejeitada pelas companheiras de credo. Passou seis anos no Instituto de Lourdes e foi para o convento de Nevers, onde trabalhava como enfermeira depois dos ofícios da sacristia. Passou nove anos entrevada até falecer em virtude de uma doença. São Bento Labre nasceu em 1748 em uma família de 15 irmãos. Depois de ser recusado em muitos mosteiros, ele d

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Um morcego-vampiro consome 25 litros de sangue de mamíferos anualmente.
  • Em 1911, foi publicado o último número do jornal mais antigo do mundo, o “Tsching Pao”, criado no ano de 713, na China.
  • Uma criança de 4 anos faz, em média, 400 perguntas por dia.

Dia…

do Adolescente

Mundial da Doença de Alzheimer

Nacional de Luta de Pessoas com Deficiência

do Fazendeiro

da Árvore

do Agente Fiscal da Receita Federal

da Abelha Rainha

Veja mais

Santo do dia

Santa Efigênia e São Mateus Filha do rei Eglipo da Etiópia, Efigênia recusou o casamento com o príncipe que sucederia o trono de seu pai. O apóstolo Mateus, que já teria convertido a família real ao catolicismo, foi chamado para interceder em favor do nobre, mas Efigênia resistiu. O príncipe mandou executa-lo pelo fracasso, e a princesa construiu um santuário em sua homenagem. Ele é considerado o Evangelista da Igreja.

Veja mais

Aniversários

Chuck Jones - cartunista (1912), falecido em 22/02/2002

Daniele Suzuki - atriz (1977)

Liam Gallagher - músico (1972)

Bill Murray - ator (1950)

Stephen King - escritor (1947)

Veja mais

Mortes

Lindolfo Collor - político (1942), nascido em 04/02/1890

Arthur Schopenhauer - filósofo (1860), nascido em 22/02/1788

Veja mais

Frase do dia

“Professores e alunos são amigos até que a nota os separe.”
Jairo Dias de Carvalho, professor

Loading...