19 de Março
Aniversário
Glenn Close - atriz (1947)
Ursula Andress - atriz (1936)
José de Anchieta - jesuíta (1534), falecido em 9/06/1597
Evandro do Bandolim - bandolinista (1932), falecido em 30/10/1994
Morte
Arthur C. Clarke - escritor (2008), nascido em 16/12/1917
Fatos do Dia
1870 - A ópera “O Guarany”, do compositor brasileiro Carlos Gomes, estreia no Teatro Scala, de Milão, na Itália. A obra foi baseada no romance de José de Alencar, com libreto inicial do poeta Antonio Scalvini, e concluído por Carlo d’Orneville.
1895 - Auguste e Louis Lumière gravaram seu primeiro filme usando o cinematógrafo patenteado por eles.
1931 - O Estado de Nevada, nos Estados Unidos, liberou o jogo e propiciou a formação do complexo de Las Vegas, o mais famoso centro de cassinos do mundo.
1964 - Cerca de meio milhão de pessoas participaram da Marcha da Família com Deus pela Liberdade. A manifestação foi organizada por entidades que se opunham ao governo de João Goulart (Jango).
1982 - Forças argentinas desembarcaram na Ilha Geórgia do Sul, dando início à Guerra das Malvinas, contra o Reino Unido.
1987 - O tráfego de veículos pesados foi proibido na área histórica de Olinda, em Pernambuco, considerada patrimônio da humanidade.
Perguntas Curiosas
É verdade que o caramujo faz sexo só uma vez na vida?
Seu destino não é tão cruel assim. De acordo com o zoólogo Paulino José Soares de Sousa Júnior, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, os caramujos são hermafroditas e se reproduzem várias vezes durante a vida. As lulas são os únicos moluscos - filo em que estão classificados os caramujos, lesmas, mexilhões, ostras e polvos - que só fazem sexo uma vez e logo depois morrem. "Nessa fase, elas até param de comer, para que seu corpo esteja totalmente voltado para a reprodução", explica.
Abobrinha do Dia
- O Tio Sam não tinha barba até o início da Guerra Civil norte-americana.
- Uma pessoa percorre 16 quilômetros diariamente para executar todas as tarefas domésticas.
- Bater o carro a 100 km/h tem o mesmo impacto que cair do oitavo andar de um prédio.
Efemérides
Nacional do Artesão
do Marceneiro
do Carpinteiro
do Funcionário Público Municipal
dos Moribundos
Curiosidades do Dia
Hoje é Dia do Artesão! Os artesãos comemoram sua data no dia de São José, padroeiro da categoria. A Bíblia usa a palavra “tekton”, que quer dizer “aquele que trabalha com as mãos”, para descrever a atividade do pai de Jesus Cristo, e que ele ensinou ao filho. De acordo com a tradição cristã, eles eram marceneiros. Naquela época, praticava-se o ofício de maneira artesanal, por isso a escolha do seu nome para proteger os que exercem essa profissão.
Frases do Dia
“As pessoas esquecerão quão rápido você fez um trabalho, mas sempre lembrarão quão bem você o fez.”;
Newton Howard, neurocientista norte-americano
Santos do Dia
São José O grande patrono da Igreja foi marido de Nossa Senhora e pai adotivo de Jesus Cristo. Ele recebeu o título de Justo por ser amigo do povo, dos pobres e dos sofredores. Na Idade Média e na Idade Moderna, São José era citado como modelo para o lar e para o trabalhador. Em muitos países, comemora-se o Dia dos Pais nessa data.
