08 de Fevereiro
Aniversário
Sebastião Salgado - fotógrafo (1944), falecido em 23/05/2025
John Williams - compositor (1932)
Preguinho - jogador de futebol (1905), falecido em 01/10/1979
Júlio Verne - escritor (1828), falecido em 24/03/1905
Marina Silva - política (1958)
Florinda Meza - atriz (1949)
Nick Nolte - ator (1940)
James Dean - ator (1931), falecido em 30/09/1955
Jack Lemmon - ator (1925), falecido em 27/06/2001
Lélia Abramo - atriz (1911), falecida em 09/04/2004
Morte
Vicente Matheus - dirigente de futebol (1997), nascido em 28/05/1908
Wando - cantor (2012), nascido em 02/10/1945
Pena Branca - músico (2010), nascido em 04/09/1939
Manoel Francisco do Nascimento Brito - empresário (2003), nascido em 02/08/1922
Fatos do Dia
1725 - Morreu aos 52 anos o czar russo Pedro, o Grande, responsável por impulsionar o progresso do país graças a um maior contato com o Ocidente.
1904 - Teve início a Guerra Russo-Japonesa, conflito entre Rússia e Japão pelo controle da Manchúria e da Coréia. Os japoneses fizeram um ataque surpresa a navios russos, sem declarar guerra oficialmente.
1915 - Estreou o épico "O Nascimento de Uma Nação", de D. W. Griffith. O filme sobre a Guerra Civil durava três horas e custou 100 mil dólares.
1950 - Foi criada a Stasi, a polícia secreta da Alemanha Oriental.
1962 - Walt Disney inaugurou os Estúdios Walt Disney, que produziu clássicos como "Branca de Neve" e "A Bela Adormecida".
1971 - O índice de bolsa de valores NASDAQ operou pela primeira vez.
1971 - O brigadeiro Armando Tróia, do Instituto Nacional de Cinema, fechou quatro cinemas no Rio de Janeiro por descumprirem a lei que obrigava a exibição de filmes nacionais.
1974 - Retornou à Terra, depois de 84 dias no espaço, a tripulação do Skylab IV, a última tripulação a visitar a estação espacial americana Skylab.
1978 - O primeiro disco do grupo As Frenéticas vendeu 138 mil cópias em apenas três meses.
1983 - O poeta João Cabral de Melo Neto lançou "O auto do frade", sobre o Frei Caneca.
1985 - Foi lançado o primeiro satélite de propriedade brasileira: o Brasilsat A1.
Perguntas Curiosas
Como alguns insetos e aranhas andam na água?
As patas de certos insetos, assim como as de certas aranhas, terminam com pêlos, recobertos de uma substância gordurosa que a água não molha. A superfície da água faz as vezes de uma membrana elástica, que baixa ligeiramente em torno da pata do inseto, graças à tensão superficial, sustentando-se assim o animal na superfície líquida.
Abobrinha do Dia
- O seriado de TV Baywatch, com Pamela Lee, já foi dublado em 32 idiomas.
- O alemão Karlpeter Arens, que mora na cidade de Dusseldorf, vai e volta ao escritório pelas escadas do prédio, mas não é para fazer exercício. É que ele já ficou preso em elevadores 40 vezes!
- O caratê não é uma criação japonesa, mas sim chinesa.
Efemérides
do Magistério do Exército Brasileiro
Curiosidades do Dia
O ator James Dean faria aniversário hoje. Ele morreu em um acidente de automóvel, aos 24 anos, e se tornou um mito. O ator Humphrey Bogart fez o seguinte comentário venenoso sobre Dean: “Se ele não tivesse morrido, teriam descoberto que ele não era uma lenda”.
Frases do Dia
“Os homens têm medo de que as mulheres riam deles. As mulheres têm medo de que os homens as matem”;
Margaret Atwood, escritora canadense
Santos do Dia
São Jerônimo Emiliano São Jerônimo Emiliano é considerado protetor dos órfãos e dos jovens abandonados. Nasceu em Veneza, no ano de 1481. Aos 15 anos tornou-se soldado e 10 anos mais tarde, senador. Depois de ser prisioneiro de guerra, passou a meditar sobre sua vida e dedicou-se à vida monástica. Fundou hospitais, orfanatos, asilos e escolas profissionalizantes, além da Sociedade dos Clérigos Regulares em Bérgamo. Em 8 de Fevereiro de 1537, o santo morreu na cidade Samasca. Foi canonizado em 1767.
