TODAS AS MASCOTES DA COPA AMERICA

disputada desde 1916, a Copa América só ganhou a primeira mascote em 1987.

Embora seja

GARDELITO era um menininho baseado no ídolo do tango Carlos Gardel. Gardel nasceu na França, mas mudou-se para a Argentina criança. Dizia: "Nasci em Buenos Aires aos dois anos  e meio de idade".

1987 - Argentina

O sabiá TICO foi uma homenagem à ave mais citada em músicas de compositores brasileiros, assim como em versos do poeta Gonçalves Dias. O sabiá virou ave-símbolo do Brasil em 2002.

1989 - Brasil

Os traços modernos de GUASO simbolizam os huasos, trabalhadores agrícolas da região  central do país.

1991 - Chile

Cultivado em todo o país, o milho (choclo em espanhol) é um dos principais produtos agrícolas equatorianos. CHOCLITO é uma espiga que joga futebol.

1993 - Equador

Para representar a força de seu gado, o Uruguai escolheu TOURITO como mascote.

1995 - Uruguai

Para retomar os bichos da fauna sul-americana, a Bolívia escolheu TATÚ, que, como o nome diz, é um tatu-canastra, também chamado de tatuaçu.

1997 - Bolívia

TAGUÁ é o nome de um tipo de javali que vive nos chacos paraguaios. Aparece segurando uma cuia de tereré, tradicional bebida do país.

1999 - Paraguai

A mascote mais fora da caixinha foi o alienígena AMERIKO (o nome significa America em esperanto), um desenho em estilo japonês.

2001 - Colômbia

CHASQUI era um mensageiro do Império Inca, treinado para percorrer longas distâncias.

2004 - Peru

Ameaçada de extinção, a araracanga GUAKY tem plumagem com as cores da bandeira venezuelana. Foi desenhada por uma menina de 15 anos num concurso com 4 milhões de participantes.

2007 - Venezuela

O ñandú é uma ave não voadora, parecida com avestruz. Pode ser encontrada na Patagônia e nos Andes. O nome TANGOLERO é uma mistura de “tango” e “golero” (“goleiro”).

2011 - Argentina

A raposa é encontrada em todo o território chileno. ZINCHA é uma brincadeira com as palavras "zorro" (raposa em espanhol) e "hincha" (torcedor).

2015 - Chile

A capivara ganhou o nome ZIZITO em votação popular. A homenagem era para o brasileiro Zizinho, o maior artilheiro em Copas America, com 17 gols.

2019 - Brasil

A competição adiada de 2020 para 2021 ganhou um cão sem raça chamado PIBE (garoto em espanhol). O Brasil manteve a mesma mascote depois da desistência de Argentina e Colômbia de sediarem o torneio.

2021 - Brasil

sediar a Copa América em plena pandemia, o Brasil e suas possíveis mascotes viraram memes na internet.

Ao resolver

Confira mais curiosidades  do universo esportivo  em nosso site