obra do pintor italianoLeonardo da Vinci, foi roubada no dia 21 de agosto de 1911. Os franceses chamam o quadro de "La Joconde" (A Gioconda).
"Mona Lisa",
uma segunda-feira, o Museu do Louvre, em Paris, estava fechado para limpeza. A segurança era feita por 150 homens, responsáveis pela guarda de 25 mil obras de arte.
Como era
tomou conta da França e do mundo e uma onda de boatos e denúncias falsas resultou até na prisão do pintor Pablo Picasso como suspeito.
A comoção
é que, até então, a "Mona Lisa" não era o quadro mais famoso do mundo. Mesmo assim, a notícia ficou o tempo todo nas manchetes dos jornais.
O curioso
de visitantes passaram a ir ao Louvre para ver o espaço vazio onde o quadro do século XVI costumava estar. Foi assim que a sua popularidade cresceu.
Milhares
Vincenzo Peruggia, umex-funcionário, entrou no museu às 7 da manhã com o antigo uniforme, tirou o quadro de sua moldura e saiu com ele, enrolado num avental, debaixo do braço.
O italiano
a tela de 53 x 77 centímetros ficou escondida no fundo falso de um baú do apartamento de Peruggia, embaixo da cama.
Durante dois anos,
o caso parecia esquecido, ele tentou vender a pintura em Florença, Itália. As autoridades italianas o prenderam em 10 de dezembro de 1913 e devolveram o quadro aos franceses.
Quando
Peruggia alegou que seu ato foi motivado por patriotismo — queria ver o quadro de volta ao país de seu criador. Ele pensava que Napoleão Bonaparte havia roubado a "Mona Lisa".
No julgamento,
recebendo uma pena leve, um ano e quinze dias, mas só cumpriu sete meses.
Acabou
estava enganado. Da Vinci havia deixado grande partede sua obra na França como herança. O artista morreu em Amboise, na França, em 2 de maio de 1519.