Os 70 anos do Cabeça de Batata

(Mr. Potato Head em inglês) foi criado pelo inventor e designer americano George Lerner em 1949.

O Sr. Cabeça de Batata

é uma alusão aos navegadores holandeses, que estiveram na praia de mesmo nome na zona sul carioca, na primeira metade do Século XVII.

teria vindo do sobrinho de sua mulher, Aaron Bradley, que brincava de enfeitar batatas no quintal de casa.

A inspiração

é uma alusão aos navegadores holandeses, que estiveram na praia de mesmo nome na zona sul carioca, na primeira metade do Século XVII.

muitas negativas, Lerner vendeu a ideia para uma empresa de cereais matinais, que distribuiu os acessórios de plástico em seu produto.

Depois de

as peças vinham com alfinetes na parte de trás para serem espetadas em batatas e legumes de verdade.

No início,

a Hassenfeld Brothers (depois batizada de Hasbro) comprou os direitos do Sr. Cabeça de Batata da empresa de cereais e passou a pagar royalties para Lerner. O produto foi lançado oficialmente em  1º de maio do mesmo ano.

Em 1952,

trazia dois braços, pés, orelhas, duas bocas,  dois pares de olhos, quatro narizes, três chapéus, óculos, cachimbo e oito pedaços de feltro parecidos com cabelo, barba e bigode. Custava  98 cents. Ainda eram feitos para serem espetados em batatas e legumes.

O pacote original

o Sr. Cabeça de Batata se tornou o primeiro brinquedo anunciado na televisão. Cerca de 1 milhão de kits foram vendidos no primeiro ano.

Em 30 de abril de 1952,

companhia ao Sr. Cabeça de Batata, a Hasbro criou a Sra. Cabeça de Batata já em 1953.

Para fazer

começaram a reclamar do  uso de alimentos de verdade. Ainda estava viva na memória a falta de comida dos tempos da guerra. Aquela brincadeira era vista como desperdício. Por isso, a Hasbro criou o corpo de plástico em 1964.

Pais e mães

Cabeça de Batata voltaram a ganhar popularidade ao serem incluídos no filme "Toy Story", em 1995, e em suas três sequências.

O Sr. e a Sra.

o Sr. Cabeça de Batata entrou para o Hall da  Fama dos Brinquedos,  nos Estados Unidos.

No ano de 2000,

a Hasbro lançou uma versão do brinquedo sem gênero.  A novidade atende pelo nome de Cabeça de Batata, embora a empresa tenha continuado  a fazer as versões masculina e feminina.

Em fevereiro de 2021,

Tem mais curiosidades no 

"O Guia dos Curiosos -  Edição Fora de Série"