lançou no Brasil o primeiro "Manual do Escoteiro Mirim" em julho de 1971. A edição de capa dura, com 13cm x 19,5cm, tinha um total de 264 páginas.
original - "Manuale delle Giovani Marmotte" - tinha sido publicada na Itália pela Editora Mondadori em outubro de 1969. A Mondadori produziu oito volumes entre 1969 e 1989.
teve alguns conteúdos adaptados para a realidade nacional, como distâncias rodoviárias entre as capitais do Brasil, os ventos brasileiros, pequeno vocabulário tupi-português e peixes do litoral brasileiro.
teve uma segunda impressão já em dezembro de 1971. Algumas páginas que saíram em preto e branco meses antes ganharam cores. A terceira impressão, em dezembro de 1978, foi feita com 72 páginas a menos, capa flexível e em formato menor.
foram criados pelo ilustrador americano Carl Barks (1901-2000) em 1951 na história "Operação São Bernardo". O nome em inglês do grupo é Junior Woodchucks. Huguinho, Zezinho e Luizinho, sobrinhos do Pato Donald, fazem parte da trupe.
em tudo o Movimento Escoteiro, os personagens de Barks não têm relação com a organização criada por Robert Baden-Powell em 1907.
apareceu pela primeira vez em 1954 na história "O Segredo da Atlântida", publicada na revista "Uncle Scrooge" número 5" [Tio Patinhas]. Chamava-se "Livro do Conhecimento dos Escoteiros Mirins".
de Carl Barks, o manual teve como inspiração o "Boy Scout Handbook", anuário publicado pela organização Boy Scouts da América desde junho de 1911.
do "Manual do Escoteiro Mirim" não trouxe os nomes da equipe que o produziu. A capa é creditada pelos especialistas do Universo Disney ao artista Jorge Kato.
de um "2º Manual do Escoteiro Mirim" em setembro de 1976. Depois o "Super Manual do Escoteiro Mirim" em 1979.
Nova Cultural e Círculo do Livro lançaram também em 1985 a "Biblioteca do Escoteiro Mirim", uma coleção com 20 volumes, cada um com 128 páginas.
abriu uma série de 14 manuais lançados pela editora entre 1971 e 1982. Os outros foram: Tio Patinhas, Professor Pardal. Mickey, Maga & Min, Peninha, Zé Carioca, Gastão, Magirama, 2º Manual do Escoteiro Mirim, Autorama, Vovó Donalda, Jogos Olímpicos e Televisão.
do "Manual do Zé Carioca" recebeu o nome de "Manual da Copa do Mundo".
a mesma Editora Abril relançou fac-símiles de seus manuais, começando com o "Manual do Escoteiro Mirim". A reprodução foi fiel, ignorando até mesmo a reforma ortográfica que já estava em vigência.