(Fédération Internationale de Football Association, nome metade francês e metade inglês) foi fundada em 21 de maio de 1904, na rua Saint Honoré, 229, em Paris. Hoje sua sede é em Zurique, na Suíça.
A Fifa
estavam representados no dia da fundação da Fifa: França, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Holanda, Suíça e Espanha. A Alemanha expressou seu desejo de se filiar à entidade por meio de um telegrama.
Sete países
de um grupo de quatro amigos: o editor francês Robert Guérin (escolhido primeiro presidente/foto), o banqueiro holandês Carl A. W. Hirschman, o industrial francês Henry Delaunay e o advogado francês Jules Rimet.
A ideia surgiu
apenas países europeus eram aceitos. A África do Sul foi o primeiro país a furar esse bloqueio. O Brasil se filiou à Fifa em 1923.
Até 1909,
realizado em 4 de junho de 1927, em Helsinque, na Finlândia, a Fifa debateu a organização de um campeonato internacional entre seleções.
Em seu 16° Congresso,
de campeonato já tinha sido adotado por times da Europa, como na Mitropa Cup (foto). Foi sugerida à Fifa uma "Taça da Europa", disputada de dois em dois anos.
O modelo
por insistência de Jules Rimet, presidente da Fifa na época, a entidade decidiu por uma competição mundial, de quatro em quatro anos. O termo "Copa do Mundo" (World Cup) apareceu pela primeira vez aqui num texto oficial.
Mas,
era o nome da primeirataça da história disputada entre nações. O confronto envolvia clubes dos quatro países do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), iniciado em 1872.
"The Cup"
começou a ser planejada em 1928 e foi disputada dois anos depois, em Montevidéu, no Uruguai, por treze seleções Apenas dois dos fundadores da Fifa participaram: França e Bélgica
A primeira Copa
chamada de "Vitória das Asas de Ouro", a taça de ouro maciço teve seu nome mudado em 1946 para Jules Rimet, presidente da Fifa entre 1921 e 1954.