COMO FOI CRIADA

A COPA DO MUNDO

(Fédération Internationale de Football Association, nome metade francês e metade inglês) foi fundada em 21 de maio de 1904,  na rua Saint Honoré, 229, em Paris. Hoje sua sede  é em Zurique, na Suíça.

A Fifa

estavam representados  no dia da fundação da Fifa: França, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Holanda, Suíça   e Espanha. A Alemanha expressou seu desejo de  se filiar à entidade por meio de um telegrama.

Sete países

de um grupo de quatro  amigos: o editor francês  Robert Guérin (escolhido  primeiro presidente/foto),  o banqueiro holandês  Carl A. W. Hirschman,  o industrial francês Henry  Delaunay e o  advogado  francês Jules Rimet.

A ideia surgiu

apenas países europeus eram aceitos. A África do Sul foi o primeiro país a furar esse bloqueio. O Brasil se filiou à Fifa em 1923.

Até 1909,

realizado em 4 de junho  de 1927, em Helsinque, na Finlândia, a Fifa debateu  a organização de um campeonato internacional entre seleções.

Em seu 16° Congresso,

de campeonato já tinha sido adotado por times da Europa, como na Mitropa Cup (foto). Foi sugerida à Fifa uma  "Taça da Europa", disputada de dois em dois anos.

O modelo

por insistência de Jules Rimet, presidente da Fifa na época,  a entidade decidiu por uma competição mundial, de quatro em quatro anos. O termo "Copa do Mundo" (World Cup) apareceu pela primeira vez aqui num texto oficial.

Mas,

era o nome da primeira taça da história disputada entre nações. O confronto envolvia clubes dos quatro países do Reino Unido (Inglaterra, Escócia,  País de Gales e Irlanda do Norte), iniciado em 1872.

"The Cup"

começou a ser planejada  em 1928 e foi disputada dois anos depois, em Montevidéu, no Uruguai, por treze seleções Apenas dois dos fundadores da Fifa participaram:  França e Bélgica

A primeira Copa

chamada de "Vitória das Asas de Ouro", a taça de ouro maciço teve seu nome mudado em 1946 para Jules Rimet, presidente da Fifa entre 1921 e 1954.

Originalmente

Tem mais  curiosidade aqui: