Por que foi escolhida a cor amarelapara a campanha de valorização da vida? Essa história começa em 1994.
O americano Mike Emme, de 17 anos, tirou a própria vida dentro de um Mustang 1968 amarelo, que ele havia restaurado e pintado.
No funeral, os pais de Mike distribuíram cartões com fitas amarelas para pessoas que estivessem sofrendo o mesmo problema de Mike.
A mensagem do cartão dizia:
"Se você precisar, peça ajuda."
A campanha de prevenção do suicídio ganhou o nome de "Yellow Ribbon"(fita amarela) e se espalhou pelo mundo.
Uma das entidades que implantou o "Setembro Amarelo"no Brasil em 2015 foi o Centro de Valorização da Vida (CVV), criado em São Paulo em 1962.
Voluntários se revezam no atendimento 24 horas por dia, o ano inteiro. O atendimento é prestado pelo telefone 188. A ligação é gratuita em todo o Brasil.
Há também atendimentos presenciais, por e-mail ou chat. O CVV foi a primeira entidade do gênero no mundo a prestar atendimento por chat.
O engenheiro nascido em Recife e filho de pai francês,é considerado o principal idealizador do CVV.
Jacques Andre Conchon,
Numa viagem à Inglaterra ele conheceu o pastor Chad Varah, fundador do Samaritans, entidade que atende por telefone pessoas com algum tipo de sofrimento emocional, principalmente a ameaça de suicídio.
Ao lado de amigos, Conchon fundou o CVV quando tinha apenas 20 anos.Ele morreu em 2018,aos 76 anos.
A história do CVV está registrada no livroda Editora Aliança.