Museus curiosos

espalhados pelo mundo

O pessoal da limpeza deve  se perguntar sempre:  "Será que isso é arte ou  é para jogar fora?". Localizado  em Massachusetts, abriga uma coleção de peças  não apreciadas pelos  padrões vigentes.

Museu da Arte Ruim, EUA

Vestidos de noiva, cartas  e ursinhos de pelúcia são acompanhados de histórias de términos de relacionamentos. A ideia foi do casal Olinka Vistica e Drazen Grubisic,  que tinha acabado um  namoro de quatro anos.

Museu do Término de Relacionamento, Croácia

O museu exibe cerca de 800 bonecos, fotografias, programas e livros históricos da coleção de William Shakespeare Berger.

Museu do Ventriloquista, EUA

Documenta a criação dos primeiros noodles, ideia do japonês Momofuku Ando.  São exibidos 800 pacotes  do mundo inteiro, além de  ser possível provar produtos  de edição limitada. Você vai precisar bem mais que  3 minutos para ver tudo.

Museu do Macarrão Instantâneo, Japão

Livros, fantasias, esculturas e pôsteres de filmes sobre o tema. O item mais arrepiante é um gato mumificado, encontrado no cemitério  local Père Lachaise.

Museu dos Vampiros,  França

Tudo começou  quando a americana  Deborah Henson-Conant estava preparando cidra de maçã no fogão e saiu para falar ao telefone. A panela do desastre culinário tornou-se o primeiro item em exibição.

Museu das Comidas Queimadas, EUA

Pequim é a maior produtora mundial de melancia. A fruta  é celebrada em poemas,  HQs, fotografias, músicas e artigos, além de réplicas de  170 diferentes variedades.

Museu da Melancia, China

Uma aula sobre a história  do saneamento e da higiene - de 2.500 a.C. até os dias atuais. Há uma exposição  de vasos sanitários, bidês, penicos e móveis de banheiro originais e réplicas.

Museu dos Vasos Sanitários, Índia

Conta a história, cultura,  piadas e tradições da bebida, consumida pelos russos desde o século XIV. Visitantes degustam três tipos de vodca  e vêem uma coleção com  260 garrafas diferentes.

Museu da Vodca, Rússia

Guardada no Castelo de Leeds, a coleção foi ideia da mulher de John Hunt, estudioso da Idade Média, que doou algumas coleiras que ele guardava.

Museu das Coleiras  de Cachorro, Inglaterra

Situado na Capadócia, reúne amostras de cabelos de mais de 16 mil mulheres. O museu foi criado pelo oleiro Chez Galip, depois que uma amiga se mudou da cidade e deixou um pedaço de cabelo para que ele não se esquecesse dela.

Museu do Cabelo, Turquia

O espaço exibe cerca de 100 aparelhos usados em torturas  de diferentes culturas e  períodos da história, incluindo objetos originais da época  da Santa Inquisição.  Na lista destacam-se  a famosa guilhotina e a  Cadeira Inquisitória.

Museu da Tortura, Holanda

A coleção reúne 2 mil formas diferentes de arames farpados. É um museu que nem precisa colocar aqueles avisos pedindo para os visitantes não tocarem nos objetos, né?

Museu do Arame Farpado, Estados Unidos

O Museu da Polícia Civil do Estado de São Paulo se popularizou com o nome Museu do Crime. Fica na entrada da Cidade Universitária. Traz 3.000 fotos e objetos sobre crimes e criminosos famosos, como o esquartejador Chico Picadinho.

Museu do Crime,  São Paulo

Tem mais curiosidades no 

"O Guia dos Curiosos -  Edição Fora de Série"