A história de  "O gênio do crime"

Homem de Mello nasceu em  25 de setembro de 1935 no  Rio de Janeiro. Morou em  Santos-SP e depois em São Paulo. Estudou quatro anos  na Suíça e, de volta ao Brasil, formou-se em Direito.

João Carlos Marinho

Books

foi sua estreia na literatura,  em 1969. O autor passou a se dedicar exclusivamente  aos livros apenas em 1987.

"O gênio do crime"

Books

o livro - já um best-seller - ganhou uma adaptação  para o cinema, batizada de  "O Detetive Bolacha contra  o Gênio do Crime" e dirigida  por Tito Teijido.

Em 1973,

Books

esteve presente em "O gênio  do crime" e mais doze títulos.  O último da coleção foi  "O fantasma da Alameda Santos", de 2015.

Books

A Turma do Gordo

Books

"Sangue Fresco", o terceiro da série, ganhou o Prêmio Jabuti  de Literatura Juvenil e o Grande Prêmio da Crítica da APCA (Associação Paulista dos  Críticos de Arte).

Em 1982,

Books

ganhou uma versão em espanhol: "El genio del crimen".

"O gênio do crime"

Books

lançou uma edição especial  em comemoração aos 50 anos da obra. Na ocasião, o livro já tinha vendido 1,2 milhão  de exemplares.

A Editora Global

Books

“O gênio do crime”, João Carlos escreveu num caderno espiral, aos 13 anos, uma aventura chamada "As joias desaparecidas". O livro nunca foi publicado, mas os filhos de João Carlos apresentaram todos os capítulos postumamente na página de Facebook "A obra de João Carlos Marinho".

Antes de

Books

apaixonado por João Guimarães Rosa. Adorava sublinhar as frases que considerava antológicas. Chegou a fazer um grande pôster com algumas dessas frases, que mandou enquadrar e pendurou  em sua casa de praia.

Ele era um leitor

Books

pelo escritor Marcelo Duarte  no livro "O mistério da figurinha dourada", lançado pela  Panda Books em 2018.

Foi homenageado

Books

faleceu no dia 17 de março  de 2019, em São Paulo,  aos 83 anos.

João Carlos Marinho

Quem inventou o jogo de tabuleiro Detetive

Veja mais: