Curiosidades  sobre o mundo de

Mafalda

o Quino, é o criador de Mafalda. Filho de imigrantes espanhóis, ele nasceu na Argentina em  17 de julho de 1932. Mas o cartório errou e colocou 17  de agosto na certidão.

Joaquín Salvador Lavado,

nasceu em 1963. Quino foi contratado pela loja de eletrodomésticos Mansfield para desenhar uma tira publicitária. O nome da personagem precisaria ter a mesma inicial da loja. Só que  a campanha não foi aprovada.

Mafalda

acabou publicando a sua garotinha contestadora somente no ano seguinte na revista "Primera Plana", depois de receber também um "não"  do jornal "Clarín".

Quino

inspirou-se em uma das personagens da novela  "Dar la Cara" para batizar Mafalda. O visual foi baseado na avó do cartunista.

Quino

Mafalda apareceu no jornal "El Mundo", onde começou a ganhar fama internacional.

Em 1965,

estourou de verdade em 1966, com o lançamento do primeiro livro de tiras, que vendeu 5 mil exemplares em dois dias. A segunda tiragem, desta vez  de 200 mil, também se esgotou em dois dias.

A personagem

o livro ganhou apresentação do reconhecido escritor Umberto Eco. Quando a obra saiu na Espanha, em 1970, o ditador Francisco Franco ordenou que a editora colocasse na capa uma tarja com os dizeres “Somente para adultos”.

Na Itália,

tirinhas da Mafalda chegaram ao Brasil em 1973, no auge da Ditadura Militar. Foram publicadas na revista "Patota", da Editora Artenova, destinada ao público adolescente.

As provocativas

dos anos, as tiras da  Mafalda foram traduzidas para  26 idiomas, entre elas o chinês  e o finlandês.

Ao longo

de 260 episódios foi ao ar na Argentina em 1972. Os vídeos chegaram a ser exibidos pela Rede Globo ainda nos anos 1970, ao longo dos intervalos comerciais. Em 1994, foi produzida na Espanha uma segunda versão da série  com 104 capítulos.

Uma série animada 

de escrever novas histórias em 1973. Muitos admiradores o acusaram de “matar” a garotinha. Ele se defendeu dizendo que o sucesso da personagem era a maior prova de que ela ainda esteja viva.

Quino deixou

uma estátua de 80 centímetros de Mafalda, sentada em um banco, foi instalada no bairro  de San Telmo, em Buenos Aires, próxima ao endereço onde morava Quino.

Em 2009,

dois amiguinhos de Mafalda, Manolito e Susanita, fazem companhia a ela. Os dois fizeram suas aparições quando Mafalda completou 50 anos.

Desde 2014,

morreu em 30 de setembro de 2020, aos 88 anos, em Mendoza, na Argentina.

Quino

"Como sempre, o urgente não deixa tempo pro importante"

Tem mais curiosidades no 

"O Guia dos Curiosos -  Edição Fora de Série"