foi criado pelos desenvolvedores de softwares Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado nos Estados Unidos em 6 de outubro de 2010. A primeira versão era exclusiva para iPhones.
O Instagram
nasceu como uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos, com a possibilidade de uso de uma série de filtros digitais.
O Instagram
maior rede social do mundo, atrás do Facebook e do YouTube. Tem 1,22 bilhões de usuários. Cerca de 500 milhões visitam o aplicativo todos os dias.
É a terceira
da ferramenta se conheceram na Universidade de Stanford, na Califórnia, onde estudaram. Antes de iniciarem o projeto, Kevin trabalhou no Google e Mike, na Microsoft.
Os dois fundadores
conseguiu levantar um aporte inicial de 500 mil dólares. Contou com a ajuda do pai, Douglas Systrom, vice-presidente de Recursos Humanos da TJX Companies, uma grande rede de lojas de departamentos.
Kevin Systrom
Michel "Mike" Krieger é filho de um bem-sucedido empresário do ramo de bebidas destiladas. Mike se tornou milionário aos 26 anos, depois de oito nos Estados Unidos.
O paulistano
foi comprado pelo Facebook em abril de 2012 por cerca de 1 bilhão de dólares em dinheiro e ações. O Instagram tinha 30 milhões de usuários na ocasião.
O aplicativo
do nascimento do Instagram e da venda para o Facebook foi contada no livro "O clique de 1 bilhão de dólares", do jornalista brasileiro Filipe Vilicic.
A história
da venda, Kevin e Mike continuaram comandando a empresa até 25 de setembro de 2018, quando anunciaram suas saídas.