Cristo Redentor

O projeto e a construção do

do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, aconteceu  às 19h15 do dia 12 de outubro de 1931, depois de cinco anos de obras.

A inauguração

da escravatura, iniciou-se uma campanha para a construção de uma estátua em homenagem à Princesa Isabel. Ela rejeitou de imediato a proposta. No lugar, bastante católica, ela sugeriu a construção de uma imagem  do Sagrado Coração de Jesus.

Depois da abolição

pessoa a falar sobre uma estátua de Cristo nesse cartão-postal do Rio de Janeiro foi o padre francês Pierre-Marie Bos, em 1903.

A primeira

uma homenagem a Cristo  com uma estátua foi lançada  em 1921, como parte das comemorações do centenário da Independência do Brasil.  Foi organizada uma campanha de doações, com o arcebispo Dom Sebastião Leme à frente da coordenação.

A ideia de prestar

concorreu com o Pão de Açúcar e o Morro de Santo Antônio em uma assembleia para decidir onde seria colocada a estátua.

O Morro do Corcovado

da imagem pertencem ao  pintor Carlos Oswaldo. Ele a imaginou sobre um pedestal, carregando uma cruz e um globo terrestre. Os cariocas pensaram que o globo era uma bola de futebol e apelidaram o projeto  de "Cristo da Bola". No final,  a população carioca optou pela forma de braços abertos.

Os primeiros esboços

foi assinado pelo engenheiro Heitor da Silva (foto). Sua realização efetiva, no entanto, começou em 1926 com a  ajuda do francês Albert Caquot (engenheiro) e do polonês  Paul Landowski (escultor).

O projeto de construção

não pôde ser concluída no Brasil. Os desenhos de Heitor acabaram sendo levados para a França, onde Landowski finalizou o trabalho, fazendo inclusive os moldes da cabeça e das mãos.

A obra

enviou a seguinte mensagem por ocasião da inauguração do monumento: “Contemplem todos a sua imagem, os que em terra vivem atormentados por cuidados e solicitudes da vida e também os viajantes que, batidos pelas ondas do mar agitado, desejam chegar a um porto feliz”.

O Papa Pio XI

o Cristo Redentor foi eleito uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. O monumento brasileiro ficou em terceiro lugar na votação. No dia 9 do mesmo  mês, foi organizada uma missa aos pés do monumento para comemorar o título.

No dia 7 de julho de 2007,

situada a 709 metros acima do nível do mar, tem os braços abertos, em forma de cruz, para ser admirada à distância. Ela possui 8 metros de pedestal e mais 30 metros de altura. Tem 28 metros de distância entre as mãos, medida a partir das extremidades dos dedos. Seu peso é de 1145 toneladas.

A estátua do Cristo Redentor,

o Cristo ganhou uma "biografia" escrita pelo jornalista Rodrigo Alvarez: "Redentor" (Globo Livros). Ele conta que a obra custou 2.076 contos de réis,  que seriam equivalentes  a 6,5 milhões de dólares.

Em 2021,

Veja mais:

Curiosidades sobre o Empire State Building