patrimônio cultural e imaterial da cidade do Rio de Janeiro desde 2012, foi criado em São Paulo, numa padaria chamada (que ironia!) Record.
assim estão no livro "Ó, o Globo! - A história de um biscoito", de Ana Beatriz Manier, lançado pela Editora Valentina.
da ruidosa separação dos pais, Milton e João Ponce foram obrigados a morar com o primo Germano Felippe, que era dono de uma padaria no bairro do Ipiranga, em 1954. Milton tinha 15 anos e João, 11.
o ofício da panificação e criou um delicioso biscoito de polvilho, que passou a ser vendido com o sobrenome do primo - Biscoitos Felippe.
que 1,2 milhão de pessoas eram esperadas no 36º Congresso Eucarístico Internacional, que seria realizado no Rio de Janeiro, entre 18 e 24 de julho de 1955, Milton teve a ideia de vender seus biscoitos por lá.
vendedores levaram 2.500 pacotes e tudo se esgotou em dois dias. Voltaram a São Paulo para buscar outros 5.000, também vendidos rapidamente. Por que não abrir uma fábrica de biscoitos no Rio?, pensou Milton.
gostou da ideia. Arrendou um dos fornos de uma padaria no bairro de Botafogo, a Globo. Milton mudou-se para o Rio e ficou tomando conta da produção. Eram vendidos 100 quilos de biscoito por dia. Eles passaram a ser chamados de "biscoitos paulistas".
Milton comprou a parte de Germano e se associou a um português chamado Francisco Torrão. Eles criaram uma nova empresa: a Panificação Mandarino. O biscoito foi rebatizado de Copacabana, mas logo descobriram que já existia essa marca.
o nome de Biscoito Globo, o mesmo da primeira padaria. Eles não se importaram com a existência de um jornal com esse nome ("O Globo" foi lançado em 1925). A TV Globo só foi criada em 1965.
tem os desenhos da Torre Eiffel, da Torre de Pisa, da Torre de Belém e do Pão de Açúcar. Foi criada por um português chamado Nelson, que trabalhava na Cia. Jorge Mendes de Papéis e Artefatos, em Olaria.
um bonequinho-palito que foi tirado das páginas do próprio "O Globo"
na identificação dos produtos, já que muitos vendedores ambulantes eram analfabetos, o biscoito salgado ficou com a embalagem verde e o doce, vermelho. Os salgados representam 70% das vendas.
em média 150 mil anéis diariamente com uma massa que leva polvilho azedo, gordura de coco, leite, ovos, água e sal ou açúcar. As fornadas demoram de 15 a 20 minutos para ficarem prontas.
são feitos de papel vegetal com uma película interna para que não percam a crocância. Em 2003, foi criada uma embalagem plástica, que aumentou o prazo de validade do produto de 4 quatro dias para três meses, e permitiu que ele fosse vendido em outros Estados.
de comprar a marca Matte Leão, a Coca-Cola fez uma oferta para levar a Biscoito Globo também. A oferta milionária foi recusada.