PROJETOS CURIOSOS PARA

A BANDEIRA BRASILEIRA

depois de proclamada  a República, em  19 de novembro de 1899,  o marechal Deodoro da Fonseca sancionou o  decreto que instituiu a nova bandeira nacional.

Quatro dias

foi criado pelos republicanos Raimundo Teixeira Mendes  e Décio Vilares.

O projeto

instituiu a primeira bandeira do Brasil em 18 de setembro de 1822, consagrando o padrão verde-amarelo da bandeira imperial, que até hoje está presente em  nosso pavilhão nacional.

D. Pedro I 

da adoção da bandeira imperial, houve críticas quanto ao novo símbolo. Um dos primeiros projetos de reforma da bandeira foi o do almirante Rodrigo Pinto Guedes, futuro Barão do Rio da Prata.

Logo depois

surgiram outros projetos para a mudança da bandeira. José Maria da Silva Paranhos Júnior, o barão do Rio Branco, propôs uma nas cores  preta, branca e vermelha.

Com o tempo, 

o projeto sugerido pelo deputado Manuel Prisciliano  de Oliveira Valadão contou  com a assinatura de catorze deputados. Só que o projeto  foi logo arquivado pela  Câmara dos Deputados.

Em 1º de setembro de 1892,

feroz contestador da bandeira republicana, apresentou um projeto em 1933, ano em que o Brasil começou a elaborar uma nova Constituição

Eurico de Góes,

Clóvis Ribeiro e o pintor José Wasth Rodrigues, especialista em heráldica, propuseram uma série de modelos para a nova bandeira brasileira. Um dos mais curiosos era o de nº 3. Ressaltava a conexão entre os períodos colonial, imperial e republicano.

No mesmo ano,

da proclamação da República, em 17 de novembro de 1889, o vapor Alagoas partiu com a família imperial brasileira para o exílio na Europa.

Dois dias depois

levava a bandeira republicana provisória, que só teve quatro  dias de vida, de 15 a 19 de novembro.

A embarcação

a bandeira imperial foi trocada quando o navio passou pelo arquipélago de Cabo Verde, colônia portuguesa no Oceano Atlântico. O Alagoas ganhou uma outra bandeira, que era uma das propostas de símbolo do novo regime.

No dia 1º de dezembro,

brasileira com uma estrela vermelha

Leia também:

A bandeira