brasileira com uma estrela vermelha

A bandeira

em 17 de novembro de 1889, dois dias depois  da queda do imperador Dom Pedro II.

O fato aconteceu

o cruzador Almirante Barroso, da Marinha Brasileira, numa expedição que previa a volta ao mundo em menos de dois anos, estava atracado no porto de Colombo, capital do Ceilão (atual Sri Lanka).

Na ocasião,

Custódio José de Melo recebeu um telegrama notificando-o da Proclamação da República e dos procedimentos a serem adotados em relação  à bandeira imperial  hasteada na embarcação.

O comandante

era clara: a coroa nela desenhada deveria ser substituída por uma estrela vermelha até que a nova bandeira republicana fosse entregue à tripulação.

A informação

cinco meses mais tarde,  em 8 de abril de 1890.

Isso só aconteceria

uma estrela vermelha? Porque na época esse  era um símbolo republicano.

Mas por que

ganhou esse sentido depois da Comuna de Paris, lembrando a cor tradicional do barrete frígio, típico chapéu utilizado pelos revolucionários franceses de 1789.

A cor vermelha

a estrela vermelha já havia sido utilizada pelos líderes da Conjuração Baiana, em 1798, um movimento republicano reprimido pela Coroa de Portugal, metrópole do Brasil naquele período.

Em solo brasileiro,

foi revelada no romance “1889 – Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da monarquia e a proclamação da República  no Brasil”, do jornalista Laurentino Gomes.

Essa história

frutas brasileiras?

frutas brasileiras?

Você conhece essas

Yellow Leaf
Yellow Leaf
Yellow Leaf