A história da

 Nutella

A história

começa com Pietro e Giovanni Ferrero, confeiteiros conceituados na região italiana de Alba.

a Segunda Guerra, houve falta de cacau  e o chocolate se tornou  um produto de luxo.  Para resolver esse problema, os Ferrero começaram a fazer várias experiências.

Durante

Em uma delas,

os dois misturaram avelã, abundante na região  do Piemonte, com cacau torrado, leite, açúcar e óleo vegetal. Criaram uma pasta barata e com alto teor nutricional, que tinha um sabor bem parecido ao do chocolate.

A mistura,

criada em 1946, recebeu  o nome de Giandujot  (nome de uma famosa  máscara de Carnaval piemontese). As crianças podiam ir às lojas com um pedaço de pão e pedir apenas uma colherada do doce.

Com o calor,

o creme de avelã derretia facilmente e o produto teve que ser vendido em copos de vidro. Em 1951, o produto mudou  de nome para Supercrema.

O Parlamento

italiano proibiu em 1962 o uso de prefixos aumentativos em nomes dos produtos, como super, ultra e extra.

de 1964, o Supercrema Gianduia finalmente passou a se chamar Nutella (derivada da palavra inglesa nut, que significa noz), uma sugestão de Michele, filho do fundador da empresa.

No ano

A Nutella

chegou na França em 1966. Os franceses são os maiores consumidores do mundo: comem um quilo per capita  ao ano.

Em 2005,

27.854 pessoas se reuniram em Gelserkirchen, na Alemanha, para participar  do Maior Café da Manhã de todos os tempos com Nutella. O evento entrou para o Guinness Book!

A blogueira

ítalo-americana Sara Rosso convocou todos os amantes de Nutella a declararem seu amor pelo famoso creme de avelã em 5 de fevereiro de 2007. Desde então a data se tornou o Dia Mundial da Nutella.

Para celebrar

os 50 anos do produto, o Correio italiano lançou em 2014 um selo comemorativo em homenagem à Nutella.

O primeiro

Nutella Café do mundo foi inaugurado em 31 de maio de 2017, em Chicago, nos Estados Unidos.

O designer

alemão Daniel Schobloch viralizou ao criar a primeira trava anti-furto de Nutella em 2015. A tampa de acrílico com cadeado para ser acoplada ao pote vendeu 10 mil unidades em um mês.

As fábricas

da Ferrero compram um quarto da produção mundial de avelã. Para fazer a Nutella, são usadas apenas as avelãs com um diâmetro entre 13 e 18 milímetros.

Em 2017,

os brasileiros popularizaram o meme "Raiz x Nutella". Raiz é algo mais original  e tradicional. Nutella significa algo mais gourmet,  mais elitizado.