Os 50 anos do jogo "War"

recém-formados da Escola Politécnica de São Paulo trabalhavam em empresas  de mercados de capitais,  mas queriam abrir um  negócio próprio.

Quatro engenheiros

um deles, Gerald Dinus Reiss, voltou de uma temporada de estudos na Europa fascinado com um jogo de estratégia de guerra chamado "Risk".

Até que em 1970,

foi o nome que a americana Parker Brothers deu em 1959 ao jogo francês "La Conquête du Monde", criado dois anos antes pelo escritor e cineasta francês Albert Lamorisse.

O "Risk"

ganhou o Oscar de melhor roteiro original pelo curta-metragem "O balão vermelho", em 1957. Morreu num acidente de helicóptero em 1970, aos 48 anos, no Irã, durante a filmagem de um documentário.

Lamorisse

engenheiros da Poli bolaram uma versão nacional, batizada de "War", lançada em agosto de 1972.

Os novos

é dividido em seis regiões  e são catorze cartas com missões para serem sorteadas entre os participantes.

O mapa-múndi

numa garagem no bairro da Mooca, com os sócios e mais quatro funcionários, a Grow Jogos e Brinquedos.

Assim nasceu

veio da junção das letras iniciais dos quatro sócios  - o próprio Gerald, Roberto Schussel, Oded Grajew (foto) e Valdir Rovai.

O nome

seja com a letra V,  na composição do nome foi usado o W por uma questão de sonoridade e por significar "crescer" em inglês.

Embora Valdir

o "War" ganhou edições especiais, como "War Júnior", "War II",  "Império Romano", "Batalhas Mitológicas" e "Game of Thrones".

Ao longo do tempo,

o designer carioca Fabio Lopez fez um protótipo do jogo, batizado de "War in  Rio",  uma paródia para chamar a atenção da violência no Rio de Janeiro. Essa versão nunca foi lançada comercialmente

Em 2007,

a Grow lançou seu segundo produto, "1914 - O jogo da diplomacia", depois rebatizado apenas de "Diplomacia".

Em janeiro de 1973,

Tem mais curiosidades no 

"O Guia dos Curiosos -  Edição Fora de Série"