Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Doping

24 de abril de 2019

 


Ben Johnson
Em 1988, o atleta canadense bateu o próprio recorde nos 100 metros rasos na Olimpíada de Seul. A marca de 9’79″ obtida por Johnson causou furor, mas nada comparado à descoberta de que ele havia consumido esteróides anabolizantes antes da prova. Além de tirar sua medalha de ouro, o Comitê Olímpico o expulsou dos jogos. Johnson também foi punido com 2 anos de suspensão e passou fazer campanhas antidrogas.

Giba
Em um exame antidoping, realizado em 2002, foi detectado que o jogador de vôlei havia usado maconha. A notícia causou assombro, já que ele era considerado um exemplo de recuperação pelo esporte (Giba teve leucemia quando criança). Para reverter a situação, o atleta doou um salário seu para uma instituição de viciados. Também acabou suspenso de oito partidas pela Federação Italiana de Vôlei.

Maureen Maggi
Poucos dias antes do Pan-Americano de Santo Domingo, em 2003, a saltadora Maurren Maggi foi suspensa da competição acusada de dopping. Ela alegou que não sabia da presença de clostebol, encontrado em seu organismo, na composição do creme cicatrizante Novaderm, que foi aplicado após uma sessão de depilação definitiva. A droga é a primeira na lista de proibições da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

Renata Burgos
A nadadora da Unaerp de Ribeirão Preto/SP, foi suspensa depois que metabólitos de estanozolol foram encontrados em sua urina durante um exame anti-doping preparatório para o Mundial de Esportes Aquáticos de Melbourne, na Austrália, em 2007. A substância encontrada é um esteróide anabolizante sintético derivado da testosterona, e proporciona força e maior desenvolvimento da massa muscular. Com isso, a atleta ficou de fora do Pan do Rio de janeiro.

Confira casos de jogadores de futebol envolvidos com drogas

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre o vôlei

10 curiosidades sobre o vôlei

A rede de vôlei tem 2,43 (masculino) e 2,24 metros (feminino) metros de altura. Durante uma partida, um jogador dá de 60 a 80 saltos entre os saques, ataques e bloqueios. Alguns podem chegar a 100 saltos. Uma cortada do jogador Marcelo Negrão atinge uma velocidade de...

Os saques mais famosos

Os saques mais famosos

  Jornada nas Estrelas O saque Jornada nas Estrelas foi popularizado em 1982 pelo ex-jogador Bernard. Atingia uma altura de 25 metros. A bola descia a uma velocidade de 72 km/h. Segundo os especialistas, esse tipo de saque já existia desde a década de 40 nos...

Bernardinho

Bernardinho

  Bernardo Rocha de Rezende, mais conhecido como Bernardinho, é filho do advogado tributarista e ex-professor universitário Condorcet Rezende e de Maria Ângela Rocha de Rezende, filha de José da Silva Rocha, ex-presidente do Vasco. Seu avó, Octavio de Resende,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This