Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Comprei um estojo de canetinhas Sylvapen!

4 de julho de 2011

Olha só o que eu encontrei à venda num supermercado em Buenos Aires: canetinhas Sylvapen.

Elas estão bem diferentes das canetinhas Sylvapen que marcaram a minha infância. Lembro bem das embalagens acrílicas. Havia estojos de 6 e de 12 cores. As canetas eram brancas e decoradas com pequenas flores das cores da respectiva tinta. A embalagem atual contém 10 canetinhas coloridas. Elas ficaram 1 centímetro menor. Agora elas medem 9 centímetros (90 milímetros de carga).

As propagandas diziam que a tinta era suficiente para escrever até 2 quilômetros. Não sei, não. Elas eram caras e pareciam durar muito pouco. Quando a canetinha secava, lembro que nós retirávamos a tampinha de cima e enchíamos de álcool para aumentar um pouco o tempo de uso. O perigo era se engasgar, já que era costume arrancar a tampinha com os dentes.
Um pouco depois, a caixinha da Sylvapen passou a imitar a embalagem de um maço de cigarro. Isto fazia aumentar a disputa pela canetinha laranja, cuja tampa tinha cor parecida com um filtro de cigarro. Também existiam os pacotes comuns e cartelas com 6, 12 ou 20 unidades coloridas.

No Brasil, elas já não são vendidas, mas a distribuição continua sendo feita no resto da América Latina pela importadora Newell Rubbermaid.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O turista azarado das Torres Gêmeas

O turista azarado das Torres Gêmeas

Para comemorar os 20 anos do "Olá, Curiosos!", pedimos a Gilmar Lopes, criador do canal E-Farsas, para contar uma fake news de 2001. Ele lembrou da foto de um turista no topo do World Trade Center minutos antes de os aviões se chocarem contra as Torres Gêmeas. O que...

A piscina mais funda do mundo

A piscina mais funda do mundo

Os Emirados Árabes Unidos não param de inaugurar grandes atrações para atrair cada vez mais turistas. Na semana passada foi inaugurada em Dubai a piscina para mergulho mais profunda do mundo. A Deep Dive Dubai tem 60 metros de profundidade e 14,6 milhões de litros de...

23 Comentários

23 Comentários

  1. Alex Silva

    É, realmente as de cores laranjas parecem com o maço de um cigarro. hsuahsua

    Responder
  2. Yara

    Ai, quase eu choro… Que delícia relembrar essa época!!
    Muito obrigada, Marcelo!

    Responder
  3. Aline

    Não era essa canetinha que tinha um “apagador” (canetinha que apagava as outras cores)? Só lembro que eu pintava alguma coisa depois pegava a que apagava e fazia pintinhas, listrinhas… era muito legal… pena que ñ tem mais por aqui…

    Responder
  4. Gika Moraes

    Saudades dessa época!

    Responder
  5. Isabela

    Ola,
    Gostaria de saber o site para compra das canetinhas sylvapen,pois lembra-me minha infância:amava essas canetinhas!!pena que não são mais vendidas aqui no Brasil,né?onde e como posso comprá-las?
    Atenciosamente,
    Isabela

    Responder
  6. simoni nanni

    NOSSA BRINQUEI MUITO COM ESSAS CANETINHAS . MEU PAI TRABALHOU NA FABRICA QUE FICAVA NA MINHA RUA. ELA ÉRA NA RUA AMAMBAI – NA VILA MARIA -SP
    A FILIAL PQ A MATRIZ ÉRA NA ARGENTINA.SAUDSSS

    Responder
  7. giseli

    ola td bem?puxa vida morro de saudades dessas canetinhas,era o maximo ter um exemplar dessas na minha infancia

    Responder
  8. silvia

    Nossaaaa! pintei muito com elas! adorei recordar.

    Responder
  9. JEFFERSON RODRIGUES

    Como faço para comprar essas canetinhas mesmo fora do Brasil? Eu adorava usá-las há 30 anos atrás.

    Responder
  10. Claudia

    Olá, meu nome é Claudia.
    Tenho um estojinho das canetinhas Sylvapen Baycolor com 6 cores, ainda funcionando relativamente bem (inclusive com o apagador). Alguém teria interesse em comprá-lo ? Meu telefone é 11 7227-6651.

    Responder
  11. sandra

    Você sabe dizer o ano que foi lançado a canetinha sylvapen?
    Grata
    sandra

    Responder
  12. Marcia

    AAAdoooroooooo……simplesmente é a imagem do meu primário e 5ª série….amo Silvapen

    Responder
  13. Erica

    A Newell Rubbermaid não é a importadora. Ela é a maior fabricante global de canetas e tem marcas como PaperMate, Sharpie, Parker e Waterman. Sylvapen é uma marca que ainda está em alguns países da América Latina. Quem sabe, se os brasileiros pedirem muito, a marca não volta!

    Responder
  14. Caio Arantes

    Amigos e amigas, a marca Sylvapen foi vendida em 1990 para a Gillete da Argentina (somente a marca), pois elas continuaram a ser fabricadas pela mesma fabrica que passou a usar o nome Baycolor. Com a abertura das importações e a vinda das canetas chinesas, a concorrência se tornou impossível, vindo a pedir concordara e após isso a fechar (em 1998). Eram canetas da mais alta qualidade, cujos concorrentes multinacionais ficavam intrigados com o conhecimento e técnica empregados, sempre idealizados por seu Diretor-presidente, o Engenheiro Químico Marcio Ivan Arantes, falecido no ano de 2001. A Gillete, através de um covarde ato, criou a marca playcolor com o intuito de confundir o publico, mas sequer passou perto da qualidade das “Canetinhas Sylvapen” e “Baycolor”. Ou seja, a Gillete / Paper mate possui tão somente os direitos sobre a marca, mas jamais o know-how das Canetinhas Sylvapen Baycolor.
    Fiquei feliz e emocionado com os comentários, já que nasci e passei minha infância e adolescência dentro desta grande industria. Grande abraço a todos!!!

    Responder
  15. João Carlos

    Também trabalhei nessa fabrica onde era o mecânico que cuidava das máquinas que montavam estas canetas,eram duas máquinas que produziam 24.000 canetas por dia cada uma,lembro que quando uma delas para o sr Marcio 5 minutos depois aparecia na sessão preocupado “Bons tempos” e era um trabalho bom pois havia pelo menos umas 60 mulheres na fabrica rsrsrs

    Responder
  16. Viviane

    Muitas Saudades!!!!

    Responder
  17. Sergio Nau

    Minha infância de pobreza nunca tive tais canetinhas ficava admirando as dos outros colegas. mas lembro-me muito bem delas pois não as tive.

    Responder
  18. Fernando Alves

    Tbem trabalhei na Sylvapen depois Baycolor ,quando comecei na Vila Maria/Guarulhos e depois em prédio próprio Itaquaquecetuba o Marcio alem de patrão um grande amigo,22 anos como vendedor,saudades

    Responder
  19. Leonardo Paris

    Pessoal, estou procurando pela foto de um estojo de canetinhas dos anos 80 que se não me engano também eram floridas, mas não era pequeno, era enorme, talvez umas duas fileiras de canetinhas, e não eram esses mais modernos acolchoados dos anos 90, eram anos 80 mesmo. Era um estojo grande, preto e a tampa de acríclico transparente. Alguém me ajuda? Por favor!

    Responder
  20. Fernando Alves

    Leonardo o estojo que você mencionou deve ser o de 30 cores, que vendeu muito nessa época, procura no google , dever ter fotos

    Responder
  21. Jaira Lopes de Souza

    Quando criança, minha ostentação era ter um estojo dessas canetinhas. Quase todas as minhas amigas tinham, mas minha mãe nunca pode me dar. Que saudades…

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This