10 curiosidades sobre a Grécia

24 de abril de 2019

1. O Mussaká é um dos pratos gregos mais conhecidos. Seu preparo leva berinjela e carne de carneiro cortadas em fatias, dispostas como uma espécie de lasanha e cobertas com molho béchamel. Alguns estudiosos acreditam que a receita surgiu com a chegada da berinjela à Grécia, trazida pelos árabes. O nome da receita vem do turco “mussakka”, que, por sua vez, deriva de uma expressão coloquial árabe-egípcia cujo significado é “congelado”. Uma porção do prato tem 372 calorias.

2. Os gregos consomem 21 quilos de azeite de oliva per capita por ano. Espanha e Itália ficam na marca de 10 a 12 quilos, respectivamente.

3. Em um ano, são produzidas na Grécia 2,5 milhões de toneladas de azeitonas.

4. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores da Grécia, a oliveira mais antiga do mundo fica em Pano Vouves, em Kolymari, na Ilha de Creta. A espécie tem uma expectativa de vida de 300 a 600 anos, mas estima-se que esse exemplar tenha cerca de 5 mil anos. A região de Kolymari é uma das mais tradicionais produtoras de azeite na Grécia, chegando a fabricar 30 toneladas por dia.

5. O espeto de carnes empilhadas, conhecido no Brasil como churrasco grego, se chama gyro em seu país de origem. Ele é servido no pão sírio e vem acompanhado de pepino, iogurte e outros complementos.

6. Os romanos chamavam os antigos gregos de “comedores de cevada”, porque o cereal era um dos principais pilares da alimentação do povo.

7. Uma das carnes consideradas nobres na antiga Grécia era a do cão. Ela costumava ser consumida em ocasiões festivas. No dia-a-dia, dava-se preferência ao javali, veado, lebre, raposa e porco-espinho.

8. As mulheres de Esparta davam banho de vinho em seus filhos recém-nascidos. Era a maneira de comprovar a saúde do bebê.

9. O filme Casamento Grego (2002), que mostra a realização do matrimônio da filha de um casal grego, se tornou o filme independente de maior sucesso no mundo ao arrecadar mais de 250 milhões de dólares em bilheteria. O antigo campeão era A Bruxa de Blair (1999).

10. A personagem Toula, interpretada pela atriz Nia Vardalos, tinha 27 primos de 1º grau. Participaram do casamento da até então solteirona 10 madrinhas, todas com vestidos azul-turquesa. Na festa, havia 2 esculturas de gelo e um bolo com 5 camadas.

Últimas Curiosidades

Artigos Relacionados

Curiosidades sobre Drácula

Curiosidades sobre Drácula

Durante o século XVIII, lendas gregas e sérvias falavam sobre vampirismo. Isso despertou a imaginação do escritor irlandês Bram Stoker (1847-1912). Primeiro ele pensou num personagem chamado Conde Vampiro. Até que um amigo, professor de história, falou de Vlad Tepes,...

Gente de verdade que inspirou personagens da ficção

Gente de verdade que inspirou personagens da ficção

Alexander Selkirk (Robison Crusoe) O marinheiro escocês Alexander Selkirk (1676-1721) reclamou das condições do navio Cinque Ports em que viajava e pediu que o deixassem numa ilhota chamada Más-a-Tierra, no Pacífico Sul, a 670 quilômetros da costa do Chile, hoje...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *