1. A Academia de Artes e Ciências da Televisão oferece o prêmio Emmy aos melhores da TV norte-americana desde 1948. Seus mais de 10.000 membros escolhem todos os anos os profissionais de maior destaque em categorias como série de comédia, série de drama e programa infantil. Os contemplados recebem uma estatueta no formato de uma mulher segurando um átomo criada pelo engenheiro Louis McManus. Sua própria mulher serviu de modelo para a figura alada que representa as musas da arte e a ciência.
2. Originalmente, a estátua recebeu o nome de Immy, termo que também designa o tubo de uma câmera de televisão. Com o tempo, a expressão foi substituída por Emmy, para que tivesse uma sonoridade mais feminina. O responsável por sua fabricação é a empresa R. S. Owens. Feitas em cobre e banhadas em ouro, as estátuas demoram cerca de cinco horas para ficar prontas, pesam 2 quilos e medem 40 centímetros de altura.
3. O primeiro Emmy contemplou apenas os shows que foram produzidos e transmitidos pelos canais de televisão de Los Angeles, Califórnia (EUA). Foram eleitos o programa mais popular e a personalidade de maior destaque. Hoje, o prêmio divide-se nas categorias Daytime (programas veiculados durante o dia) e Primetime (programas veiculados no horário nobre).
4. Só em 1974 o Emmy incluiu em sua lista de eleitos os melhores nas chamadas Creative Arts (Artes Criativas), que incluem as funções de direção de arte e edição, entre outras.
5. A partir de 2003, os reality shows ganharam uma categoria especial. Os indicados do ano foram The Amazing Race (Corrida Maravilhosa), American Idol (Ídolo Americano) e Survivor (No Limite).
6. The West Wing, que aborda o trabalho na Casa Branca, detém o recorde de seriado com maior número de Emmys ganhos em sua primeira temporada. Em 2000, eles abocanharam 9 troféus.
7. Os atores do elenco do seriado Friends fizeram um acordo entre si sobre o Emmy. Eles decidiram que sempre se inscreveriam na categoria coadjuvantes. Matthew Perry (Chandler) tentou romper esse acordo uma vez, mas recuou diante da reação dos colegas. Ficou a cargo da atriz Jennifer Aniston (Rachel) acabar com a tradição. Ela ganhou o prêmio de melhor atriz em 2002.
8. Durante seis anos seguidos, a série Barney Miller perdeu o Emmy de melhor comédia. Levou o prêmio em 1982, depois que já havia sido cancelada.
9. A série que mais levou estátuas na categoria ator/atriz coadjuvante foiThe Mary Tyler Moore Show. Seus protagonistas Mary Tyler Moore e Edward Arsner também detêm o posto de atores com o maior número de estatuetas (sete cada um). Em compensação, Mary Tyler foi desbancado por Frasier e seus 30 troféus da posição de seriado mais premiado pelo Emmy.
10. O ator Don Knotts tem a melhor produtividade da história do prêmio: 5 vitórias em 5 indicações.